Atenas

Acropolis of Athens

Como nosso tempo de visita a Holanda e a Alemanha havia acabado.

Saímos bem cedo de Eindhoven e chegamos às 9:00 no aeroporto de Amsterdam, como sempre havia feito a o check in, mas não tinha o boarding pass, pois precisava apresentar os documentos de vacina e teste do PCR.
Quando chegamos na KLM uma fila enorme, mais de umas 100 pessoas, foram quase 2 horas para poder pegar o boarding pass e aí pensamos que seria tranquilo, pois não teríamos que fazer alfândega. Ledo enganos.
A fila para passar pelo raio X erá muito maior do que havíamos pego no check in.
Andava um pouco melhor, mas ficamos mais de 45 minutos e o stress só aumentando, pois a hora do embarque só se aproximava.
Depois que passamos aí vem a maratona, pois os terminais são gigantes.  Chegamos no portão no exato momento do embarque.

Foram quase 4 horas para poder embarcar.

Um pouco de historia da Grecia

Os historiadores apontam que a presença humana na região de Atenas remonta, mais ou menos, ao período de 5000 a.C.
O nome proveniente da deusa grega Atena, é uma cidade localizada ao sul do território grego o solo não muito fértil para alimentos mas é muito bom para  o cultivo de oliveiras e de uvas, que é até hoje parte significativa da culinária grega, que apresenta características mediterrâneas.
Antigamente o Porto de Pireu, que é um dos maiores portos do Mediterrâneo impulsionou o comércio marítimo possibilitando a ampliação do domínio ateniense no século VIII a.C.

O crescimento de Atenas deveu-se muito a sua localização estratégica para o comércio marítimo. O enriquecimento de comerciantes na região fez crescer o poder político e econômico de Atenas. 

Atenas passou por diversas guerras e conflitos. No século V a.C. enfrentaram os Persas nas Guerras Médicas. Os persas foram derrotados e Atenas saiu fortalecida e com prestígio na região. 

A partir disso a cidade passou a ser considerada a cidade de maior importância da Grécia. Em 431 a.C. enfrentou Esparta na Guerra do Peloponeso, conflito que foi registrado e descrito por Tucídedes em “A História da Guerra do Peloponeso”.

A cidade pode ser considerada como um centro cultural irradiador da estética, da filosofia e da arte para o mundo antigo. Importantes filósofos do período eram atenienses, como Sócrates.

Atenas foi, portanto, um centro artístico, econômico, intelectual e cultural da Grécia Antiga. Sua posição estratégica e sua centralização política levaram ao prestígio e reconhecimento na região.

Atenas saiu fragilizada da Guerra do Peloponeso mas ainda assim suas formas de governo, organização social, expressão artística e cultural espalharam-se pelo mundo ocidental.

Atenas

Logo do avião dá para ver que é um lugar seco, muita rochas e um mar azul.
Como havia feito os documentos via internet, foi só apresentar e sair tranquilamente, tudo muito rápido, pois já estamos na Europa e nem precisava fazer alfândega.
Aí terminou a igualdade com a Europa, nosso motorista estava atrasado, depois de esperarmos uns 20 minutos seguimos rumo a Atenas e logo apareceu o trânsito, muito parecido com São Paulo.
A primeira vista da Acrópole é estonteante, passa na mente tudo que se sabe da história da Grécia.

Ficamos no bairro Koukaki, ele é bem perto das principais atrações , dá para fazer tudo a pé, mas também tem acesso facil ao metrô.

Cada dia íamos visitar algumas das principais atrações.
Em especial a Acrópole, como estamos bem perto chegamos bem na hora de abrir e pudemos visitar o local quase sem pessoas, depois das 10 horas é simplesmente um tumulto.
Quando estávamos saindo estava chegando as primeiras excursões.

Acropole de Atenas

Alguns outros monumentos

A cidade de Atenas

Depois de conhcer a cidade agora é hora de ir para Santorini.

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!

Copyright 2024 © All rights Reserved. The Wander Traveler