Peru - Guia de viagem

Viagem Artesanato Peruano

Um pouco de história

Peru – Seu nome oficial é República do Peru, é um país sul-americano com fronteira ao norte com Equador e Colômbia, a leste com Brasil e Bolívia e ao sul com Chile.

O seu litoral fica a oeste (Oceano Pacífico).

A civilização Inca é a mais conhecida, principalmente por estar no Peru quando a chegada dos espanhóis e também pela construção de Machu Picchu (de 1200 a 1500 DC).

Porém, novas descobertas mostram a existência de uma civilização, em Caral, a mais de 5.000 anos atrás.

Se quiser saber mais detalhes veja no Peru-Tarvel.

Cultura

Idioma

O Peru tem como sua língua oficial o Espanhol, todavia existem 43 línguas nativas como o Quéchua e Aymara.

Religião

A religião oficial é a católica, entretanto o culto a outras religiões é permitida.  A religião católica convive com crenças e cultos antigos pré-hispânicos. O culto a Pachamama (Mãe Terra) é ainda muito forte.

Gastronomia

É bem diversificada devido a mistura de várias culturas e microclimas, desde as áridas montanhas de altitude, mar, rio e floresta. A base da comida é a batata (papa na língua local), o milho (choclo) e a pimenta (Aji).

Curiosidade: O milho é nativo das america ha aproximadamente 7000 anos. Seu nome mais comun é choclo e maiz. O nome milho,  vem do Latim milium, provavelmente relacionado ao numeral “mil”, pela quantidade de grãos.

Pratos mais conhecidos:

  • Ceviche: O prato básico são fatias de peixe cru, com molho de limão, pimenta e cebola.  Hoje se tornou uma coqueluche dos chefs e tem várias versões. Por ser peixe cru tenha cuidado onde comer.
  • Rocoto Relleno: É uma espécie de pimentão (bem apimentado) recheado de carne moída, cebola, ovo, queijo etc.   Eu comí uma vez em Lima e quase morri de tão apimentado, mas é muito bom. Recomendo perguntar antes o quão forte é.
  • Anticuchos: Que é basicamente um espetinho de carne apimentado servido com um “palito” de cana de açucar.
  • Cuy: Cuy é um porquinho da índia assado. O acompanhamento pode ser qualquer coisa, mas geralmente e choclo (milho), batata e alguma salada. Para min parece um rato, não pude comer.
  • Pisco sour –Bebiba mais famosa a base é pisco, que é um destilado de uva. Se prepara um drink com  limão, açúcar, clara de ovo, gelo e uma pitada de pimenta.

Artesanato

O artesanato Peruano é composto de peças bem colorida, com esculturas em madeira, pedra de Huamanga, cerâmicas de Chulicanas. Tem as famosas roupas feitas com a lã de lhama e alpaca.

As tradições são as mesmas, dos povos andinos, uma vez que as civilizações antigas, como a Inca, dominavam toda a região.
Estes artesanatos são encontradas por todo o Perú, tendo como um dos seus centros mais importante no vilarejo de Pisac, no vale sagrado.

Foto dos artesanatos…

Viagem Artesanato Peruano
Viagem Artesanato Peruano
Viagem Artesanato Peruano

O que Fazer

A atração mais conhecida é Machu Picchu, porém o Peru tem muito a ser explorado deste a região amazônica (grande floresta) ao norte, passando pela montanha da cordilheira blanca, Huayhuash, Lima na região central, até o sul com Cusco e Machu Picchu além é claro das linhas de Nazca, Arequipa e lago Titicaca.

Os melhores roteiros são os  culturais e de aventura, principalmente nas montanhas.

Principais destinos:

Lima

Lima é a capital e porta de entrada do Peru. A cidade é uma mistua do moderno com o tradicional.

  • Mercado de Surquilo: Sempre acredito que o melhor lugar para ver como as pessoas locais vivem é ir no mercado central. O mercado de Suquilo é onde os  Peruano vão para comprar suas comidas, roupas etc do dia a dia.
  • Parque da reserva: É o parque central de Lima. Lugar agradável de se caminha e a noite tem uma atração especial com shows de agua e luzes, que se chama Circuito Mágico del Agua. Vale muito a pena uma passada.
  • Praça de las Armas: Em qualquer boa cidade andina tem que ter uma Praça das armas, também chamada de Praça Mayor, é o centro para se conhecer os principais pontos turísticos de Lima, como a Catedral, A igreja de São Francisco, o Palácio do Governo
  • Larcomar: É um shopping a beira do mar, construído nos paredões de Miraflores, com vista para o oceano Pacífico.
  • Miraflores: A cidade de Lima não é tão bonita assim, salvo alguns bairros como San Isidro e Miraflores que é meu lugar favorido. Principalmente por estar, na beira do mar e a formação dos paredões, com toda a parte superior sendo formada por vários parques lineares.  Dá para alugar uma bicicleta e andar todo ele desde o parque del Faro de la Marina, passando por Parque del amor, shopping Lacomar até o Parque Diez Canseco.

Huaraz

Para min um dos melhore lugares do Peru. É uma cidade encrustada na cordilheira dos Andes. A quantidade de treking que tem por aqui é incrível.

Temos a Cordilheira Blanca (nevada) a cordilheira Huayhuash (sem neve). Também é o lugar de uma das mais belas trilhas do mundo a Santacruz a Langonanco.

Minha viagem a Huaraz com escalada no Nevado Pisco (5752 m) e Vallunaraju (5686 m).

Viagem a Machu Picchu.

Cusco 

  • Festa do Sol: É comemorada todo dia 24 de junho. uma das mais importante e tradicionais festa da cultura Peruana. Para conhecer um pouquinho mais dessa comemoração,  o Blog Vida ao Ar Livre explica o que é Inti Raymi.
  • Praça das Armas: (Aucaypata ou Huacaypata) Um dos lugares mais famosos e centro histórico, originalmente chamado de “praça do guerreiro” pelos Incas. A grande maioria dos turistas está por perto. Tudo que você precisa está ao virar da esquina, como caixas eletrônicos, lojas de equipamentos, restaurantes, Starbucks e McDonald’s.
  • Templo do Sol:  (Qorikancha) Construído pelo imperador Inca Pachacuti, é o local de oferendas e rituais para o Deus do sol. O templo foi destruído pelos espanhóis e uma igreja foi construída sobre os seus escombros.
  • Catedral de Cusco: Foram necessários 100 anos para ser construída e foi levantada em cima de um templo Inca, Kiswarkancha
  • Rua Hununrumiyoc: Um exemplo das técnicas incas é a pedra dos Doze ângulos, encontrada no meio da rua Hatunrumiyoc, uma rua estreita de paralelepípedos que é uma das estradas incas mais bem preservadas de Cusco. Uma parede que fazia parte de um palácio Inca. A estrutura de pedra de 12 lados tem 12 cantos perfeitos. As pedras se juntam com tanta força que nada pode ser inserido entre elas, embora não se use argamassa.
  • Museu Inca: Localizado a poucos metros da Plaza de las Armas, onde você pode encontrar muitas réplicas e cenários do que os Incas antes da chegada dos espanhois.

Machu Picchu

Com certeza é a atração mais visitada do Peru. Machu Picchu é conhecida com a Cidade Perdida dos Incas, situada a 2.430 metros acima do nível do mar, na Cordilheira dos Andes, acima do vale do rio Urubamba.
Acredita-se que ela tenha sido construído no século XV e depois abandonado. Seu uso exato continua sendo um mistério.
Considerada patrimônio mundial e foi eleita uma das novas 7 maravilhas do mundo.

Linhas de Nazca

Com mais de 2.000 anos de idade, as linhas de Nazca são figuras de plantas e animais gravados no chão. Elas têm proporções tão grandes que só podem ser claramente percebidas do ar.

Puno e Lago Titicaca 

A cidade de Puno fica a margem sul do lago Titicaca, considerado o lago navegável mais alto do mundo. Uma de suas atrações é a ilhas flutuantes de Uros. As ilhas são feitas de junco, chamado de  Totora. Outra atração é um passeio à ilha Taquile. A cidade não tem muito a oferecer além do lago e de suas ilhas. A maioria das pessoas passa pela cidade aindo ou vindo da Bolívia.

Quando Ir

A Melhor época para visitar um lugar sempre é dificil de responder quando é um pais grande e diverso..
Em geral o clima no Peru pode ser dividido em seco (de abril até outubro – inverno) e chuvosa (de novembro até março – Verão).
Os meses de junho até início de agosto são os mais cheios, checando a ser desconfortavel a quantidade de pessoas indo a Machu Picchu.

tenha em mente que estes meses são os mais frios, podendo chegar perto de zero, principalmente em Cusco e nas partes altas perto de Huaraz.
Eu gosto muito de ir logo após o término da grande muvuca,  que é do início de agosto até final de setembro, pois o tempo ainda está bom, com poucos turistas e os preços são de 30 a 40% mais baixos.

Se encontra o que fazer o ano todo, só precisa ficar atento as chuvas, que na parte da floresta pode ser muito volumosas e chover por dias.

Podemos dividir o Peru em 3 regiões:

Litoranea:

É um faixa de deserto banhado pelo oceano pacífico, com vales dos rios vindos da cordilheira, onde existe alguma agricultura.

O clima é temperado, alta umidade, densa neblina. A sensação de frio, no inverno, pode ser intensa e no verão pode chegar a 30 graus celsius

Andes:

A Cordilheira dos Andes se estende por todo o Peru, conforme abaixo

  • Ao Norte são mais baixos e úmidos, devido a proximidade com a Amazônia.
  • Ao centro são as montanhas mais altas, aqui fica a cordilheira blanca e Huayhuash e as montanhas mais altas, como Huascarán com 6,768 metros.
  • Ao Sul temos os altiplanos.
Floresta:

Localizada no Leste, depois das cordilheiras é muita plana, na bacia do rio Amazonas, que nasce da união dos rios Marañón e Ucayali.

Aqui tem que ter cuidado com os meses chuvoso de novembro a março são de chuvas com grande volume.

Plaza de las Armas - Cusco by Jose Carlos Costa
Plaza de las Armas - Cusco

Como chegar

A maneira mais fácil é a aérea, a não ser que esteja muito perto,pois as distâncias são muito grande então é melhor ir pelo ar.

Via aérea:
  

A porta de entrada é Lima, sua capital,pelo Aeroporto Internacional Jorge Chávez que tem coneção com os principais aeroportos do mundo.

Via terrestre:

Os pontos de entrada via terrestre são os seguintes:      

  • Do Equador: Águas Verdes (Tumbes) pela rodovia Panamericana.
  • Da Bolívia: Fronteira de  Kasani, para quem vem de Copacabana, muito utilizada pois é caminho do lago Titicaca e para Lapaz
  • Do Chile: Posto de fronteira de Santa Rosa (Tacna) pela rodovia Panamericana. Utilizada para quem vai para San Pedro de Atacama (chile) ou Arequipa (Peru)

Custos

Quais os custos para visitar o País.

Para ficar bem atualizado gosto de usar o site Numbeo que mostra o custo de vida em comparação a sua cidade e onde quer viajar.
Assim terá um custo aproximado de quanto irá gastar.

Os custos podem variar bastante dependendo de seu estilo de viagem.

Como referência vamos definir 3 estilos e seus custos:

Antes de mais nada definir que bebidas alcoólicas podem elevar muito o custo da viagem.

Em qualquer estilo aqui, estamos falando de um baixo consumo, ou seja, apenas algumas cervejas locais e principalmente fora dos restaurantes.

Estes custos são em média, ou seja, alguns dias serão bem mais baixos e outros mais altos.

3 estilos e seus custos

  • Mochileiro: Hospedado em albergues (hostel) utilizando dormitório compartilhado, fazendo sua comida e/ou restaurantes locais e baratos, usando transporte local, explorar a cidade a pé e fazer os passeios de graça ou mais baratos.

Gastos diário de: de US$ 35,00 a 45,00 por dia

  • Intermediário: hospedado em albergue/ hotéis econômicos em quartos privados, fazer as refeições em restaurante médio, ir nas principais atrações pagas, usar alguns taxis, uber e ônibus de melhor qualidade.

Gasto diário de: US$ 120,00 a 140,00 USD por dia,

  • Luxuoso: Hospedado nos melhores hotéis, ir em todas as atrações, contratar pacotes mais sofisticados como uso de helicóptero etc.

Gastos diário de: US$ 200,00 e acima por dia

 

Como planejar a viagem a volta do mundo de seus sonhos.

Adquira os conhecimentos e ferramentas que irão tornar você um especialista em viajar por este mundo, com

  • Liberdade total de escolha.
  • Custo mais baixo, pois não precisa pagar ninguém para fazer por você
  • Poder alterar seus planos a qualquer momento e por qualquer motivo.
  • Pode cancelar, mudar e simplesmente não fazer, sem pagar multas ou penalidades.

Como se locomover

Transporte no país

Ônibus entre cidades:

É a melhor e mais barata maneira de se locomover. É necessário ficar atento a empresa, pois tem muito ônibus muito velho e em má conservação.

Eu gosto muito da Cruz del sur. 

Veja este mapinha com os destinos da empresa . Lembre-se que embora as cidades possam parecer perto, tem as cordilheiras o que faz o caminho ser longo e cansativo. Porém os custos valem a pena. Ótima opção é viajar a noite, pois economiza na hospedagem.

destinos cruz del sur

Ônibus dentro das cidades:

O trânsito nas grandes cidades é um caos. Muitos lugares não tem farol, mas é só você ter um pouco de paciência e um pouco do espírito aventureiro que tudo vai dar certo.

Eles têm uma mistura de ônibus, vans, carros particulares e ilegais etc.

Veja aqui o transporte oficial de Lima

Eu já pequei transporte público em Lima, Cuzco, Arequipa e Huaraz. Tudo ocorreu bem, mesmo que uns ônibus davam até medo de entrar, contudo no final cheguei no destino sem problema e gastando muito pouco.

O custo varia muito, mas em média é por volta de 2,00 soles por viagem

Uber:

Funciona basicamente igual ao Brasil, mais barato que o taxi. È bom ter uma linha de celular local, mais funciona só com dados.

Taxi:

Os taxis em Lima é um caso a parte, pois tem muita enganação e pessoas ilegais fazendo de tudo.

  • A primeira regra é ter soles em valores pequenos, para não sofre o golpe da troca de dinheiro falsa.
  • A segunda regra é sempre acertar p o valor da corrida antes de entrar no carro. Eles entendem muito bem o português, fazem de desentendido para lhe enganar.

IMPORTANTE:  Verifique se o carros tem condições de rodar, se se sentir seguro vai em frente, se não chame outro.

Para se ter uma idea de preço:

As corridas dentro de Lima em média não passa de ums 30 soles.
Do aeroporto, mais ou menos 60 soles.

Trem:

Existem poucas opções, eu só usei o trem para Machu Picchu. Sei também do trem Cuzco/Puno, fora disso não sei mais nada.

Metro:

O metrô de Lima funciona bem, mas não tem uma abrangência muito grande e não passa perto dos principais pontos turísticos.

Veja aqui o map e maiores detalhes do metro de Lima.

Segurança

Recomendações para Todos:

  • Mantenha sempre seus objetos pessoais sob sua supervisão e cuidado.
  • Cuidado com os táxis, sem placas e sem identificação, principalmente a noite.
  • Não troque dinheiro em cambitas, na rua, de preferência as casas de câmbio.
  • Circule com o dinheiro necessário para o dia, evitando grande quantidade.

Para termos uma ideia da segurança precisamos comparar com os que estamos acostumados.

A SafeAround compilou e analisou dados de várias fontes públicas para criar um índice de segurança que permite classificar os países do mundo por segurança (100 = perfeitamente seguro; 0 = muito perigoso).

Essas fontes levam em consideração todos os tipos de ameaças, como assaltos, crimes, mortes por acidentes de trânsito, ocorrência de ataques terroristas e guerras, para construir seu próprio ranking das cidades mais perigosas do mundo.

Notas:

Um índice de 100 significa que o país é perfeitamente seguro, enquanto 0 significa que é extremamente perigoso.
Esta classificação é apenas para fins indicativos.

Posição dos países:

Se quiser mais detalhes tem o estudo completo no site. 

O Peru é de segurança moderada. Você pode compara com seu pais e assim ter uma ideia.

Eu me sinto seguro, nunca aconteceu nada em minhas viagens, o que temos mais que ficar é atentos aos golpes contra turistas, mas isso não é exclusividade do Peru.

Dados atualizados em 2024

Documentos e Vacina

Passaporte

Em qualquer viagem internacional o passaporte é o documentos mais importante e em regra geral ele deve ter no mínimo 6 meses de validade da data que você for entrar no país.

Em casos mas extremos pode-se barra sua entrada se a validade do passaporte for menor que 6 meses.

Os Brasileiros, Argentinos, Paraguaios, Uruguaios, Equatorianos, Colômbianos, Bolívianos, Venezuelanos e Chilenos podem usar seus documentos de identidade de seus países para entrar no Peru.

Visto

Os brasileiros não precisam de visto e pode entrar com os documentos de identidade
Tempo máximo de permanência 180 dias, sem prorrogação.

Para mais tempo, precisa pedir vistos

Para as outra nacionalidade é indispensável o passaporte com no mínimo 6 meses de validade.

Veja no site do governo do Peru mais informação.

Moeda e formas de pagamento

A moeda oficial é o El Nuevo Sol (O Novo Sol) (S/.) .
Nos lugares mais turísticos aceitam dólares americanos, é possível trocar dólares por sol e vise versa. Muito cuidados com a troca nas ruas, tem muito golpes.

ATM

Existem nas principais cidade e lugares turísticos das principais bandeiras como Visa, Cirrus e outras.
Se sair dos centros turísticos a disponibilidade é prejudicada.

Horário

O Peru está no fuso horário -5h, GMT

Veja aqui a comparação do horário de sua cidade.

Viagem Fuso Horario

Se tiver um Iphone o proprio relógio tem a função world clock. Eu tenho usado muito e funciona muito bem. Principalmente quando que ver mais de uma zona de empo.

Vacinas

Não existem vacinas obrigatórias para entrar no Peru. Caso você deseje visitar a região amazônica do país, o Ministério da Saúde recomenda a vacina contra a febre amarela. Se tomar a vacina não esqueça de pedir a carteira de vacinação internacional.

Brasileiros veja aqui no Portal Anvisa como obter.  

Planejando sua viagem?

Veja aqui dicas e ferramentas para tornar sua jornada mais prazerosa.

Se ainda tiver dúvida.

Verifique a área de blog, com as matérias que irão lhe ajudar na sua viagem como:

Reserve seu voo.

Encontrar passagens aérea baratas pode ser difícil e estressante, mas com as dicas do Blog e usando o Skyscanner ou o Momondo a tarefa pode ser até prazerosa.
Hoje são as ferramentas mais completas do mercado. Em minha experiência tenho visto que mesmo usando outras os dois acabam tendo os melhores preços.

Reserve sua acomodação.

Com a definição é hora de escolher sua acomodação. Para aqueles que irão utilizar Hostel uma ótima ferramenta é o Hostelwold

Se quiser além dos hostels, outras opções use o Booking.com.

Tenho usado os dois com muita frequência e sempre encontro os melhores preços.

Seguro viagem.

Seguro é aquilo que nunca queremos usar, mas é traumático se precisarmos e não ter.

Ele irá cobrir os custos de qualquer eventualidade de doenças, lesões, roubo e/ou cancelamentos de passagens, hotéis etc. É extremamente importante ter e não usar, do que não ter e precisar.

Tenho usado o WorldNomads, que sempre tem o seguro com a cobertura que os viajantes precisam, além de ter cobertura no mundo inteiro.

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!

Copyright 2025 © All rights Reserved. The Wander Traveler