5 Habilidades À Prova De Futuro Para Se Preparar Para A Próxima Década
Se já houve um momento para sair da sua zona de conforto e abraçar a adaptabilidade, é agora.
Seja qual for a sua posição e setor de atuação suas “habilidades críticas” mudaram nos últimos anos e continuam a mudar.
Trabalhar remotamente e atender os clientes de maneiras novas e aprimoradas digitalmente é apenas o começo:
Nos próximos anos terão muitas mudanças drásticas no mundo do trabalho e os líderes e colaboradores precisarão adquirir novas habilidades para permanecerem trabalhando e serem bem-sucedidos.
A pesquisa da McKinsey destaca que a adaptabilidade é a capacidade de aprender e aplicar esse conhecimento de maneira flexível e eficiente em várias situações.
A adaptabilidade é o segredo para prosperar em meio à incerteza. Muitos, no entanto, lutam com isso.
Um estudo descobriu que a maioria dos funcionários são aprendizes passivos, em vez de abordar o aprendizado com intenção.
A pesquisa da McKinsey de requalificação indica que 50% dos líderes estão enfrentando problemas de negócios devido a uma lacuna imprevista de habilidades; a maioria acredita que a qualificação e a requalificação são o cerne da solução, mas apenas 13% se sentem confiantes em implementá-los.
Quaisquer que sejam as habilidades, essas xxx dicas podem ajudar líderes e funcionários a aprender e se adaptar enquanto navegam no ambiente de trabalho atual:
1 – Reformule o que significa “aprender”
Uma visão antiga do aprendizado o leva a pensar na sala de aula, enquanto a adaptabilidade exige um aprendizado mais “livre”, buscando diferentes maneiras de se expandir o conhecimento mesmo em contextos familiares e novos.
A neurociência mostra que a mente pode se adaptar quando desafiada; a chave é encontrar o ponto ideal onde o investimento de esforço suficiente pode realisticamente levar à realização da tarefa.
Cada um de nós pode aprender durante um dia de trabalho típico, basta se envolver em tarefas que podem expandir o conhecimento, talvez experimentando diferentes maneiras de preparar uma apresentação ou convocar uma reunião.
Uma visão desatualizada do aprendizado pode trazer a visão de que erros são um fracasso, porém se adotar uma “mentalidade de crescimento” ou se encorajar a aprender com os seus erros podem revelar mais abertura para aprender e abraçar os desafios. Mesmo um empreendimento relativamente modesto pode representar um desafio eficaz.
2 – Acredite na capacidade de aprender.
A curiosidade é fundamental para o aprendizado e, com base na “mentalidade de crescimento”, reforça a crença na capacidade do aprendizado. Se encorajar a considerar abordagens alternativas irá permitir que todos enfrentem o diálogo interno negativo que, por sua vez, aumenta sua abertura para o aprendizado, a confiança e a capacidade de crescer. Além disso, diante dos desafios, cultivar entusiasmo e curiosidade pode ajudá-lo a se adaptar.
3 – Definir aspirações de aprendizagem enraizadas em um “por quê” pessoal.
A autorregulação, que é a capacidade de um indivíduo de influenciar seu próprio comportamento.
É um poderoso impulsionador do aprendizado eficaz e deliberado. Incentive você e seus colaboradores a se conectarem com o que realmente importa para vocês – essa energia positiva os levará adiante e os equipará para perseverar se as coisas ficarem difíceis.
Adotar uma visão de longo prazo pode ajudar a dar espaço para experimentar novas abordagens e rotinas para aprimorar o aprendizado.
4 – Desenvolva uma jornada de aprendizado pessoal.
Cada um é dono de sua jornada de aprendizado e pode se capacitar, mas após da definição quais aspirações de aprendizado os motivam, é necessário dividir as metas de aprendizado em empreendimentos gerenciáveis e estruturar sua abordagem para maximizar a eficácia
Planeje uma jornada de aprendizado com objetivos claros ao longo do tempo.
Antecipe os obstáculos ao plano de aprendizagem e tome medidas para evitá-los.
Agendar quando e onde o aprendizado ocorrerá e especificar oportunidades para praticar novas abordagens – na reunião semanal da equipe executiva, em uma conferência do setor, em outro lugar?
5 – Incorpore pausas para reservar um tempo para a recuperação.
Implemente o plano de aprendizagem com micro hábitos e feedback contínuo. Incentive a adoptar micro hábitos que estimulem o aprendizado sem sobrecarregá-los.
Por exemplo, treina em cada reunião suas habilidades de comunicação, e experimenta para ver o que funciona melhor. Lembre-os de refletir regularmente sobre o progresso – buscar e avaliar feedback, comemorar e adaptar a abordagem ao longo do caminho.
Veja a matéria completa na Mckinsey.
Minha viagem a volta do mundo para inspirar voce a conhecer o mundo.