San Pedro de Atacama

Chegamos de Arequipa e Antes Machu Picchu.

Nosso caminho para San Pedro de Atacama até aqui tinha sido razoavelmente confortável, porém bem abaixo dos padrões que estavamos acostumados.
Para o Raul tinha sido um desafio.  Como o que vem pela frente era bem mais simples e esta seria a última oportunidade de sair fora, ele resolveu voltar ao Brasil.

Eu e o Ranji resolvemos continuar.

No outro dia fomos conhecer a cidade e nos preparar para ir para Calama e depois para São Pedro de Atacama.

Arica

É a primeira cidade Chilena vinda do Peru, no extremo norte do Chile, conhecida como uma das cidades mais secas do mundo.

O mar aqui é mais para surfista, água muito fria, fomos conhecer o centro da cidade, o parque Vicuna Mackenna subindo até o topo do El Morro que tem uma vista panorâmica da cidade, o local teve sua importância durante a Guerra do Pacífico.

Logo ali perto fica o Museo de Armas, que conta a história da guerra do paccificofica ali no alto do El Morro.

No final da noite pegamos um ônibus para Calama ( duração 7 horas US $20,00) e depois outro para São pedro de Atacama ( duração 1, 5 horas US $5,00).

San Pedro de Atacama

São Pedro é daquelas cidadezinhas que parece que o tempo não passa. Não tem luz nas ruas, sem asfalto, casas muito rústicas. Porém tem uma boa infraestrutura para o turismo, bons restaurantes etc.
Está situada em um planalto muito árido nas montanhas dos Andes.
Lugar de paisagem dramáticas com deserto, salinas, vulcões, gêiseres e fontes termais.
Um dos mais famosos é o Valle de la Luna e de la muerte é um lugar que quase nunca chove é  com formações rochosas incomuns, enormes dunas de areia e montanhas com listras rosa.
O passeio entre os vales deixa você como se estivesse realmente na lua. Dá para sentir a secura do lugar.
O Salar do Atacama, o maior de todos

Com uma superfície de 3000 km², debaixo de sua superfície existe um lago oculto por uma crosta de sal, o que lhe confere seu particular aspecto de cor ocre.
A área é habitada por várias espécies de aves, entre elas o flamingo rosado chileno.

Gêisers do Tatio.

Levantamos perto das 4 horas da manhã para poder chegar antes do sol nascer.
Os gêiseres estão a 80 quilômetros de San Pedro em uma estrada bem ruim, além de estar a 4200 metros de altura, são impressionantes colunas de vapor que brotam da terra.
Está muito frio, por dentro da Van estava suportável.
Quando abriram a Van e saiu para fora, foi um choque estava a – 15 graus.
Voltei correndo para a Van e coloquei o resto da roupa que tinha.
Quando saí foi possível ir mais perto dos geiser, onde a temperatura era bem mais agradável.
A água chega a mais de 100 graus celsius.
Nosso guia levou o café da manhã que foi preparado com ovos, leite e café no calor das águas do gersier.

Agora está para iniciar a parte mais dura da viagem, seriam 4 dias até a cidade de Uyuni, atravessando a fronteira sul da Bolíviae passando pelo salar de Uyuni

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!