CUSCO

Cusco Plaza de las Armas

Chegamos de Puno.

Cusco é o principal destino turístico do Peru, situada a 3400m acima do nível do mar é repleta de construções históricas, cultura espanhola e andina.
A cidade além das atrações turísticas, tem uma vida noturna muito agitada, recebendo turistas do mundo inteiro, para visitar  Machu Picchu e o Vale Sagrado.
Explorar a região é como um passeio pela história e cultura do povo Inca.
Os maiores legados do passado inca são as ruínas de Sacsayhuaman, o festival do Sol (Inti Raymi) que se comemora no solstício de inverno no dia 24 de junho, além do vale sagrado.
A praça de las armas é o centro de tudo que acontece de importante, na cidade,
Chegamos na última semana do período de férias, O time de futebol Cienciano (time local) estava disputando o campeonato peruano e teria um jogos importante.
O primeiro dia foi para conhecer a cidade, e descansar, pois a altitude estava cobrando o preço.

No primeiro dia em Cusco fomos fazer o city tour, além de ser barato. US $10,00 tem os guias para explicar a história e locais.
Iniciamos pela Plaza de las Armas, com a igreja central,  Qoricancha (Templo do Sol)  onde as paredes eram revestidas de ouro e outras pedras preciosas durante o Império Inca.
Com a chegada dos espanhóis foi construída uma igreja e um convento sobre o templo.
Após dois terremotos toda a parte espanhola ruiu , mas a Inca continua estável

Sacsayhuaman é um sítio arqueológico de grandes proporções com muralhas que chegam a atingir 9 metros de altura e com pedras que pesam mais de 120 toneladas.
O lugar tem uma visão privilegiada da plaza de las armas e de toda Cusco.

Voltamos no final do dia, descansamos e fomos para a plaza de las armas, pois está acontecendo muitas coisas.

Encontramos alguns brasileiros e resolvemos seguir a noite com eles.
Iniciamos pelos bares e os mais famosos na época era mama África, mama America, hoje ainda resiste o mama África.
Passamos a noite bebendo e dançando de bar em bar.
Quando deu 4 horas da manhã saímos correndo, pois nosso trem para Machu Picchu era às 6 horas.
Chegamos no Hostel, jogamos as coisas na mochila e saímos para a estação de Poroy, que fica a 18 km de Cusco.

Felizmente deu tudo certo e pegamos o trem para Aguas Calientes.

Caminho para Machuu Picchu

O trem chegava na rua principal do povoado, onde as pessoas iam saindo da frente para o trem passar.  Hoje tem uma nova estação que não mais passa no centro do povoado.
Deixamos nossas mochilas no hostel e também o Raul resolveu ficar.
Eu e o Ranji fomos “escalar” a montanha Putukusi que é em frente ao Machu Picchu, para ter a primeira visão do local.
A subida é bem forte com escadas muito longas. Nada muito difícil, mas tem que ter muito cuidado, pois um deslize e se caiu uns 30 metros na vertical.

A sensação de ver Machu Picchu pela primeira vez é indescritível.
Voltamos para a vila e o Raul tinha mudado o Hostel, pois o escolhido tinha pulgas e não era muito bom.
Ele escolheu outro e ficamos todos juntos.
Fomos descansar, pois no outro dia iríamos para Machu Picchu pela trilha Inca.

Trem para Machuu Picchu

Putukusi

trilha Inca

Você pode fazer a trilha completa que são 4 dias pela montanha, mas tem uma de 1 dia saindo do KM 104.
Nos encontramos com nossa guia e andamos pela linha do trem até o km 104 para iniciarmos a trilha.
Mostramos nossos bilhetes no ponto de controle e seguimos montanha acima.
Paramos em um pequeno sítio de Chachabamba e seguimos morro acima até o sítio arqueológico   Wiñaywayna   onde almoçamos e após um bom descanso continuamos a subir até a Porta do SOL ( inti Punku) é de onde se tem a primeira vista de Machu Picchu para quem faz a trilha Inca.
Uma visão impressionante, ficamos uma meia hora e continuamos uma leve descida até as ruínas.
Depois de uma breve explicação da guia, pegamos o ônibus para descer a montanha.

Machu Picchu

No outro dia logo cedo, pegamos o ônibus para subir e aproveitar melhor o tempo em Machu Picchu.
Na entrada tem uma espécie de aduana, onde se pode colocar o carimbo de visitante em seu passaporte.

Claro que tenho o meu passaporte com este carimbo.
A visita foi muito esclarecedora e deslumbrante em ver tudo que os Incas fizeram , como eles puderam criar esta cidade sem ferramentas de hoje.
Nós não tínhamos tempo para ir a WaynaPicchu, pois tínhamos que pegar o trem de volta, resolvemos descer a montanha a pé.
Foi muito tranquila, mas com uma descida muito íngreme, quase em linha reta, cortando a estrada.
Passamos no hostel, pegamos as mochilas e o trem para Cusco.
Chegamos em Cusco na noite de sábado e já estamos marcado com uma galera para
continuarmos o passeio etílico.
Mais uma noite de muita alegria, só não estava mais aguentando a música do momento. Daddy Yankee – Gasolina . ouça e veja que depois de duas noites ouvindo essa %$##@#$.
Fomos dormir perto das 3 horas da manhã pois tínhamos o passeio ao vale sagrado

Fomos para a Vale Sagrado.

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!