Chamonix

Saímos da estação Paris Gare de lyon para Annecy onde trocamos de trem para Saint Gervais e depois pegamos o Mont Blanc Express, uma rota panorâmica de trem de montanha que vai da estação francesa de St Gervais/Le Fayet, com uma subida íngreme até o vale de Chamonix, passando por Chamonix e Argentiere, sob o Col les Montets e descendo do outro lado em Martigny na Suíça.

Descemos na estação Les Bosson que fica perto do hotel, mas quando chegamos não havia ninguém na estação e também ninguém nas ruas.

Aí ficamos sem saber e começamos a andar e logo encontramos uma Francesa com uma criança e perguntei onde era o hotel Mercure, ela estava dando as instruções e perguntou de eu onde era.

Quando falei que do Brasil ela começou a falar em Portugues , dizendo que adorava o Brasil, tinha vivido no Rio de Janeiro por alguns anos.

Inacreditável encontrá-la naquele lugar uma pessoa falando Portugues. Ela foi até o hotel e seguiu para a casa dela.

Como o dia foi inteiro de viagem,  ficamos no hotel para descansar.

O transporte em Chamonix é tudo fácil e organizado, tem o ônibus logo à porta do hotel.

No vale de Chamonix-Mont-Blanc, no coração da Haute-Savoie  está o centro do Alpinismo e esqui nas pistas de  5 estação de esqui em frente ao monte Blanc.

Minha primeira visita seria Aiguille du Midi, como estava acompanhado da Penha , fomos pelo caminho mais fácil, o teleférico.

Aiguille du Midi´, uma das montanhas mais altas de Chamonix, em apenas 20 minutos, o teleférico o levará a uma altitude de 3.842 m.

Seus terraços oferecem uma vista de 360° dos Alpes franceses, suíços e italianos, além de uma vista deslumbrante do Mont Blanc.

Uma das atrações é “O PASSO PARA O VAZIO!” (THE STEP INTO THE VOID !)

Uma gaiola de vidro que com um passo você está no vazio abaixo com mais de mil metros de vácuo sob seus pés,

À vista da geleira e o caminho para o Mont Blanc é incrível, parece a um passo de distância.

A temperatura estava a – 5 graus , mas você pode entrar e apreciar um chocolate com croissant.

Na volta, entre Chamonix e Aiguille du Midi, parei na estação intermediária (Plan de l’Aiguille), localizada a 2310m, para explorar a montanha.

Chamonix e Tour du Mont Blanc

Chamonix é uma cidadezinha de montanha muito charmosa e pitoresca.

O principal é as estações de esqui, durante o inverno, mas o lugar tem muito a oferecer com trekking nas montanhas etc.

Eu estava doido para fazer uma parte do tour du Mont Blanc, mas como o tempo era curto foi fazer algumas da parte.

O tour tem aproximadamente umas 11 etapas e se pode iniciar e terminar de várias maneiras.

Como estava em Chamonix resolvi iniciar por Le Brevent, peguei o teleférico para Plan Praz a 2.000 m, depois para Le Brevent a 2.525 m.

A vista é para a encosta sul e sua grande vista panorâmica do Mont Blanc.

Mesmo no final do verão ainda estava bastante frio nas montanhas.

Este trecho do Tour du Mont Blanc desce pelas encostas das montanhas Aiguilles Rouges, a cadeia montanhosa oposta ao maciço do Mont Blanc. A partir desta trilha alta, podemos observar o Vale de Chamonix  até os picos e geleiras do Mont Blanc.

A parte alta da descida ao Refuge de Bellachat é sensacional, proporcionando vistas desobstruídas das montanhas glaciais do Mont Blanc.

Tomar uma cerveja apreciando a vista do Mont Blanc, os voos de parapente não tem preço.

Embora a grande parte seja de uma descida íngreme e contínua de 1.500 metros do cume Le Brévent (2.526 metros ) até o fundo do vale,  (Le houches) tem que ter muito cuidado, pois tem partes expostas e muito íngremes.

Minha intenção inicial era pegar o trem de Le Houches para Les Bosson, mas o trem só iria passar em 1:30 horas.

Verificando o mapa era só uns 4 km beirando o Rio Avre e uma floresta.

Não tive dúvida, cheguei em Le Bosson antes do trem, o caminho foi tranquilo e agradável.

À noite fomos comer o famoso Raclette, que é um prato suíço onde o queijo é derretido e se come com batatas, pães etc além de claro um bom vinho.

Suiça

Ficamos mais um dia conhecendo Chamonix e passeando pelas montanhas

Chamonix fica na fronteira da França, Suíça e Itália.

Pegamos o Mont Blanc Express para Vallorcine e de Lá para Martigny

Uma ligação entre as planícies e as montanhas, a Suíça e a França, o Mont Blanc Express liga Martigny a Chamonix há mais de um século.

Martigny, situada na confluência do Ródano com o Drance, no Baixo Valais rodeada de vinhedos e pomares, é famosa por sua gastronomia. A região é ideal para o cultivo de morangos, damascos, uvas, aspargos etc.

É uma viagem panorâmica de trem que passa pelo Vale do Trient, com suas formações rochosas, florestas, desfiladeiros selvagens e aldeias alpinas clássicas.

Tem  paisagens magníficas no coração de um cenário natural intocado.

Hora e continuar a viagem para o lado Italiano.

Paris

Milão

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!