Patagonia Argentina

Patagonia - Fitzroy

Eu estava cansado de desafios difíceis em altitudes,  como  cordilheira blanca (Peru) e Aconcágua ( Argentina).
Uma das mais tradicionais trilhas da américa do sul, e sem altitude,  é a de Torres del Paine – Chile.
Como gosto de conhecer muito mais do que só o lugar, me juntei com uns amigos e fomos conhecer  a Patagôna.

A Patagonia é uma região geografica que compreende o vasto extremo sul da America do sul, tanto da Argentina como do Chile.
Tendo como linha divisória a cordilheira dos andes.
O lado Argentino é de pastagens, desertos e estepes aridas enquanto o Chileno fiordes, glaciares e florestas temperadas.
Como cada um do grupo tinha a sua propria agenda, ficamos de nos encontrar em cada lugar dependendo da agenda de cada um.
Todos deveriam estar em Puerto Natales , para fazer a trilha de Torres del Paine.

Então criei minha agenda que seria conhecer a Patagônia argentina, fazer o circuito O de Torres del Paine e seguir para Ushuaia.
Meu amigo Alessandro tinha uma agenda inicial igual a minha.

Saímos de São Paulo e fomos para El Calafate, El Chaten, Torres Del Paine .
Depois de Torres o Alessandro voltou e eu continuei com o Gabriel para Ushuaia.

Fomos de São Paulo a Buenos Aires e depois para El Calafate, com uma escala em Bariloche.

El Calafate

É o ponto de partida para conhecer vários pontos turísticos da Patagônia Argentina.
A cidade em si não tem muita coisa para ver, mas a infraestrutura é muito boa.
Quase não existem fotos da cidade, inclusive eu também não tenho muitas.  Peguei algumas da internet.
A principal atração do Parque Nacional Los Glaciares é a geleira Perito Moreno sua principal atração.
O parque fica a 80 km da cidade.
Uma de suas principais características é que a geleira está praticamente na estrada.

Glaciar Perito Moreno

A geleira Perito Moreno é um glaciar considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.
Ela tem uns 5 quilômetros de largura e uns 60 metros de altura.
Tem uma infraestrutura incrível de passarelas que deixa os turistas admirar a geleira, tirar fotos incríveis e  sem nenhum esforço.
Para quem quer realmente chegar mais perto tem o safari náutico , onde após o barco pode caminhar na geleira.
Eu fiz apenas o barco, pois a caminhada seria muito pequena.

El Chaten

El Chalten é a meca do montanhismo da região, tem muitas trilhas.
É onde está o Fitz Roy e Cerro Torres, embora a altitude não seja um problema, são montanhas muito técnicas e com uma condição climática muito extrema.
São montanhas para os profissionais, me contentei em apenas apreciá-las de longe.
Casa também da travessia do gelo continental e parte do time que irá fazer o circuito O de Torres del Paine foi fazer a travessia.
El chalten é uma cidadezinha muito pequena e charmosa, mas bem simples.
As principais atrações são as montanhas e as trilhas, sendo uma das principais a travessia do gelo continental.
Eu e Alessandro chegamos e fomos conhecer a cidade e fomos ao o mirador para ver melhor o  Fitz Roy.

Trilha em El Chaten

El chaten esta repleto de trilhas para todos os gosto.
Como não tinhamos muito tempo resolvemos fazer algumas de um dia.

Veja aqui a trilha Laguna de Los Tres e laguna Torres.

Depois de conhecer a cidade, algumas trilhas e encontrar o pessoal que estava na travessia do gelo contineltal é hora de voltar para El Calafate e pegar o onibos para Puerto Natales.

Após a trilha de Torres del Paine ( Chile), veja aqui.

O Alessandro teve que voltar para o Brasil.

Eu iria sózinho para Ushuaia, porém o Gabriel resolveu ir comigo.

Assim fomos para Punta Arenas Veja Aqui, e depois para Ushuaia.

A viagem de Punta Arenas para Ushuaia foi tranquila mas muito longa umas 12 horas, custo de US25,00.

Passamos pelo estreito de magalhaes, fronteira chile/Argentina e depois de mais muitas horas no onibos chegamos na cidade no começo da noite.

Ushuaia

Ushuaia é conhecida como a cidade do fim do mundo, por ser a cidade mais mais ao sul do planeta.

É a mais próxima do continente Antartico, distante pouco mais de 1000 km.

A cidade se encontra entre as montanhas dos Andes e o canal de Beagle, oferece atrações variadas que vão de museus a estações de esqui ( no inverno), mas o forte são os passeios ligados à natureza.

Trekking Laguna Esmeralda

Para ir para a Laguna o caminho é o vale dos lobos que é uma centro invernal, que ofereçe passeio de trenó e esqui entre outros.

Pegamos uma VAN que nos deixou na sede do Valle de lobos e dali iniciamos atrilha.

A trilha é  tranquila, mas tem muito barro ou gelo dependendo da época que você estiver lá. Uma bota impermeavel ajuda muito.

Só no final tem um pouco de subida.

Para nós tinha muito barro e como tínhamos as botas adequadas, não foi muito ruim.

A lagoa tem uma visão muito bonita das montanhas.

O Parque Nacional Terra do Fogo e trem do fim do mundo

O parque é uma das principais atrações de Ushuaia compreende uma enorme área verde, com cerca de 63.000ha, é banhado pelo Canal de Beagle e se encontra a cerca de 12km do centro da cidade.

A melhor maneira de chegar lá é pelo trem do fim do mundo.

A história diz que o trem foi construído para levar os prisioneiros para cortar madeira, mas hoje seus 7 km de extensão tem uma paisagem fascinante.

No parque está o final da ruta 3 ( 3079 KM) que  começa em Buenos Aires, corta toda a Argentina, cruzando a Patagônia e chegando a Ushuaia.

Existem muitas trilhas com vários níveis de dificuldade.

Pegamos uma mapa no centro de informações e fomos explorar o parque, chegamos na fronteira com o chile,

Mais informação Tren del fin del mundo .

Agora chegou o final desta aventura.

Hora de ir para casa.

Planejando sua viagem?

Veja aqui dicas e ferramentas para tornar sua jornada mais prazerosa.

Se ainda tiver dúvida.

Verifique a área de blog, com as matérias que irão lhe ajudar na sua viagem como:

Reserve seu voo.

Encontrar passagens aérea baratas pode ser difícil e estressante, mas com as dicas do Blog e usando o Skyscanner ou o Momondo a tarefa pode ser até prazerosa.
Hoje são as ferramentas mais completas do mercado. Em minha experiência tenho visto que mesmo usando outras os dois acabam tendo os melhores preços.

Reserve sua acomodação.

Com a definição é hora de escolher sua acomodação. Para aqueles que irão utilizar Hostel uma ótima ferramenta é o Hostelwold

Se quiser além dos hostels, outras opções use o Booking.com.

Tenho usado os dois com muita frequência e sempre encontro os melhores preços.

Seguro viagem.

Seguro é aquilo que nunca queremos usar, mas é traumático se precisarmos e não ter.

Ele irá cobrir os custos de qualquer eventualidade de doenças, lesões, roubo e/ou cancelamentos de passagens, hotéis etc. É extremamente importante ter e não usar, do que não ter e precisar.

Tenho usado o WorldNomads, que sempre tem o seguro com a cobertura que os viajantes precisam, além de ter cobertura no mundo inteiro.

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!