Paris

Paris from Torre Eiffel

Acredito que todos das Américas, que gostam de viajar, sonha em ir para a Europa, não só pelos lugares famosos mas também por fazer parte de nossa história.

Sempre estudamos e ouvimos falar da Europa como um lugar onde nós das américas somos descendentes.

Aqui no Brasil, não tem ninguém que não tenha um pouco de sangue dos europeus, mesmo os que têm um pezinho na África.

Com certeza Paris é um desses lugares, em 2015 seria minha primeira visita ao velho continente e planejei estar em vários lugares,

Começando por Paris, Mont blanc , maior montanha da Europa ocidental, Milão, Veneza, Florença, Roma e Barcelona.

Um pouco de história de Paris.

Paris começa com a fundação pela tribo celta dos Parísios em uma ilha do Sena (Île de la Cité), onde hoje está a catedral Notre Dame.

Era um povoado de pescadores e que caiu sob o poder dos romanos no ano 52 a.C, que passaram a chamá-lo de Lutécia.

O nome Paris só veio apenas no século IV.  Paris resistiu à invasão de Átila por intervenção de Santa Genoveva, que passou a ser a padroeira da cidade.

Clóvis, rei dos francos, em 508, tornou Paris a capital do seu reinado.

A cidade ganhou importância ao longo do século XI,  graças ao comércio da prata e por formar parte da rota de peregrinos e comerciantes.

Através dos tempos a cidade passou por muitas revoluções, guerras e doenças como:

A princípios do século XII, onde estudantes e professores enfrentaram o Papa e  acabou autorizando a criação de uma corporação “universitária”.

Luís IX concedeu a Robert de Sorbon a fundação do colégio “La Sorbona” e, assim, Paris se transformou também em uma cidade universitária.

No Século XIV,  pelo menos três revoltas:

A Rebelião dos Comerciantes de 1358, a Revolta dos Maillots de 1382, e a de 1413 de Caboche, onde um comerciante liderou uma multidão que acabou tomando a Bastilha. Esse período ficou conhecido como a Guerra dos Cem Anos.

Em 1328, Paris, chegou a ser a cidade mais populosa da Europa , viu sua população ser dizimada pela Peste Negra.

Ao final da Guerra dos Cem Anos, Paris estava devastada e Joana D’arc não conseguiu liberar a cidade dos ingleses e dos seus aliados, os bourguignons.

Em 24 de agosto de 1572 aconteceu o “Massacre da noite de São Bartolomeu”, promovido pelos reis franceses, contra os protestantes (huguenotes).

Nesse mesmo ano, Marguerite de Valois, irmã do rei da França, se casa com Henrique de Navarra (chefe da dinastia dos huguenotes), o que prometia reduzir os conflitos, porém em 1588 os católicos franceses se erguem contra o rei Henrique III no “Dia Das Barricadas”. O rei é assassinado e Henrique de Navarra é coroado.

Em 1648, acontece o segundo “Dia das Barricadas”, esse acontecimento marca o início da “Fronda”, uma série de guerras civis que aconteceram no país entre 1648 e 1662. Quinze anos mais tarde, o rei Luís XVI decide transferir a corte a Versalhes.

Como consequência da “Fronda”, a pobreza se difundiu por toda a cidade.

Também a corrente de pensamento vigente naquele momento  se baseia na razão, igualdade e liberdade.

Em 14 de julho de 1789, os parisienses invadiram a fortaleza da Bastilha, e no dia 3 de setembro de 1791 foi aprovada a primeira Constituição da História da França.

No dia 17 de agosto foi aprovada uma nova Constituição, que concedia o poder executivo a um Diretório.

A nova Constituição encontrou muita oposição com várias revoltas, culminando no dia 9 de novembro de 1799 quando o general Napoleão Bonaparte derrubou o Diretório e instalou um Consulado.

Paris viveu uma época de grande expansão durante os quinze anos de império napoleônico, terminando em 20 de novembro de 1815, depois da derrota final na batalha de Waterloo e o Segundo Tratado de Paris de 1815.

Em 1851 acontece um golpe de estado e Napoleão II chega ao poder, mantendo-se 17 anos à frente do governo, quando promoveu o crescimento.

A cidade é conquistada por tropas prussianas em 1871 e poucos anos depois (no final de 1800) foi proclamada a Terceira República.

Inicia-se uma época de crescimento econômico , que promoveu a construção, em 1889, da Torre Eiffel, símbolo da cidade conhecida a nível internacional.

Já no século XX, a cidade começa a passar por várias mudanças.

A Primeira e a Segunda Guerra Mundial causaram muita destruição, mas foi uma oportunidade para a reconstrução.

Passou por várias revoltas e em “Maio de 68” uma série de protestos que foi a maior revolta estudantil da história da França e, possivelmente, da Europa.

Mas deixa de história e vamos ver a Paris de nosso tempo.

Quem pensa em Paris com certeza quer ver muitos dos lugares com a Torre Eiffel, Rio Sena, Museu do Louvre, Arco do Triunfo, Catedral de Notre Dame,Moulin Rouge, Champs-Élysées, etc.

Eu sempre prefiro usar o transporte público e ficar onde posso  visitar a maioria dos lugares a pé.

Assim posso ver mais de perto a vida local e com mais tempo para apreciar a arquitetura, costumes e interagir com as pessoas.

Então fiquei no IBIS Paris Torre Eiffel, a 10 minutos caminhando para a Torre Eiffel.

Chegamos no aeroporto Charles de Gaulle, e fomos pegar o trem para o centro.

Fomos até a estação Denfert-Rochereau e transferimos para a linha 6 no sentido Charles de Gaulle Etoile e descemos na estação Cambronne que fica a 3 minutos a pé do Hotel.

Como tínhamos apenas 3 dias em Paris, resolvemos usar o ônibus de turismo, pois economizamos muito tempo, em relação ao transporte público.

A empresa L’Open  Tour  (Hoje Tootbus Paris) tinha 3 linhas que passam por todos os pontos turísticos da cidade. Hoje só tem uma com as principais atrações

Depois de deixar a mala e tomar um banho, fomos visitar a Torre Eiffel, nosso primeiro objetivo.

Antes paramos o café típico Parisiense para comer um croissant e tomar um café.

Seguimos para o campo de Marte e logo tivemos a vista majestosa da Torre Eiffel.

Como já era tarde, deixamos de subir na torre para o outro dia e fomos até o rio Sena.

Com o entardecer a Torre se ilumina é uma visão muito bonita e romântica.

A visão da torre iluminada,  do show de luzes e os passeios noturno pelo rio torna tudo mais mágico.

Segundo dia

Iniciamos bem cedo com a subida da torre.

Em um dia limpo como o nosso tem uma visão muito bonita de Paris, basicamente 360 graus  da cidade.

Após , fomos fazer o passeio pelo rio Sena, logo que desce da torre tem o porto onde sai os barcos

É super agradável o tour pelo Rio Sena, onde se pode ver monumentos, museus, palácios, entre outros pontos turísticos.

É um programa  para toda a família, além de ser romântico para quem estiver na pegada.

Fizemos o passeio de dia e também a noite, onde o clima romântico é muito mais apropriado.

Depois fomos passear na Champs-Élysées , onde as mais famosas marcas estão expostas.

Ver as vitrines é mais que suficiente, pois cada produto custa extremamente caro.

No final da avenida tem o Arco do Triunfo, que é um marco na cidade.

Embora para a cidade seja uma grande rotatória, tem um simbolismo muito grande.

A noite foi chegando e fomos jantar e descansar , pois ainda tínhamos dois dias pela frente.

Terceiro dia

Dormimos um pouco mais, pois o dia anterior foi cheio além do fuso horário.

Dedicamos boa parte do dia para conhecer o museu do Louvre.

É simplesmente magnífico, embora eu não seja de museu, o Louvre é como um resumo de todos os outros.

Tem quase de tudo, desde uma simples gravura a quartos de vários metros, uma escultura minúscula a uma maior que uma pessoa.

O site Viajoteca tem uma matéria super completa sobre o museo.

Acredito que para quem gosta de museu vale uns 3 dias de visitas.

Para quem quer conhecer o veja aqui o site oficial do Louvre.

Entre outras coisas, o que eu queria ver era o quadro da Mona Lisa de Leonardo da Vinci (originalmente La Gioconda).

Foi uma mistura de emoção e decepção pelo tamanho ( 77 cm de altura por 53 cm de largura) e dificuldade em ver, superlotado

Tem quadros muito maiores, mais impressionantes e mais fáceis de ver que a Mona Lisa, mas quem tem a oportunidade de ver é uma situação única.

Na parte da tarde fomos para ver o Moulin Rouge e depois a Basílica de  Sacre-Cœur.

Tem uma das melhores vistas de Paris.

Quarto dia

Nosso objetivo do dia é a Catedral  Notre Dame.

A Catedral de Notre-Dame de Paris; em português: “Catedral de Nossa Senhora de Paris”) Construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité,  é uma obra dedicada à Virgem Maria é uma das das catedrais góticas mais antigas do mundo.

Fomos conhecer ao redor da catedral

E também conhecer a Paris que a maioria não conhece.

Um dos jeitos mais fácil é com os ônibus de turismo que fazem o circuito.

Pode ser ver do alto do ônibus e descer onde quiser para explorar os bairros e outras localização.

Nosso tempo de Paris acabou agora é ir para Chamonix

chamonix

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!