Escópie
Escópie, está situada no vale do rio Vardar, cercada por montanhas e colinas
É a capital da Macedónia do Norte, que está localizada no sudeste da Europa, na região dos Bálcãs.
Nós brasileiros não sabemos muito do lugar e quando se chega é uma mistura de espanto e admiração pelo lugar.
Ela é uma cidade de contraste onde sua rica história remonta a milhares de anos.
e sua modernidade colidem.
Escópie é composto por muitas camadas culturais e históricas fascinantes e muitas vezes contraditórias, detectáveis em tudo, desde a arquitectura à comida e à língua
Foi fundada no período da Antiguidade Clássica e passou por várias mãos ao longo dos séculos, incluindo o Império Romano, o Império Bizantino e o Império Otomano
Em 1963, um terremoto devastador atingiu Escópie, causando enormes danos à cidade. Após esse evento, a cidade foi reconstruída em um estilo arquitetônico moderno, com amplas avenidas e prédios monumentais.
Escópie tem uma cultura vibrante, com uma série de museus, galerias de arte, teatros e locais de entretenimento, é conhecida por sua vida noturna animada e pela diversidade de restaurantes e cafés.
A culinária reflete a diversidade cultural da região, com influências otomanas, mediterrâneas e balcânicas. Pratos típicos incluem kebabs, pães recheados e uma variedade de saladas.
A cidade é cortada pelo rio Vardar e com isso tem várias pontes.
Principais Atrações Turísticas
Pontes
Uma das mais famosas é a ponte de Pedra (Kamen Most), construída no século XV para conectar as duas partes da cidade sobre o rio.
Outra ponte famosa é as da civilizações, uma ponte moderna decorada com várias estátuas, todas alinhadas ao longo de ambos os lados da ponte, conectando os dois lados da parte antiga e nova de Escópie.
Não sei o que eles tem com estátuas, mas um dos grande desafio da cidade é visitar todas as estátuas, o que seria impossível, pois há centenas delas.
Antigo Bazar.
O mercado está localizado bem no centro da cidade e durante a era otomana, Escópie era um dos centros comerciais mais importantes da Península Balcânica e o Antigo Bazar era um lembrete de quão próspera a cidade era no seu apogeu.
A mistura do antigo e do novo, com lojas tradicionais instaladas nas antigas casas da era otomana que vendem artesanato e lembranças, ao lado de boutiques da moda e cafés modernos, criando um espaço animado para moradores e viajantes se divertirem.
Você também encontrará muitos restaurantes e cafés que pode desfrutar, o que é um ótimo lugar para fazer uma pausa, almoçar ou tomar uma xícara de café entre sua exploração de Escópie.
Praça Macedônia
A Praça Macedônia é um vasto espaço público e um dos pontos turísticos mais importante, que serve como ponto de encontro central da cidade e bem no centro, você encontrará uma estátua gigante de Alexandre, o Grande, a maior estátua da cidade com mais de 22 metros , elevando-se sobre todos os edifícios circundantes na praça.
Portão da Macedônia
É um arco do triunfo construído em 2011 para comemorar o 20º aniversário da independência do país da Iugoslávia, a estrutura tem 21 metros de altura e é feita de mármore branco e vidro, apresentando uma série de elementos decorativos, incluindo esculturas de figuras e eventos históricos, bem como motivos e símbolos macedônios.
Casa Memorial de Madre Teresa
Madre Teresa, que se tornou santa e recebeu o prêmio Nobel por seu esforço em ajudar os mais pobres entre os pobres, nasceu e cresceu em Escópie
A casa onde nasceu e cresceu foi convertida na Casa Memorial do Museu Madre Teresa, dedicada à vida e obra, apresentando uma coleção de fotografias, objetos pessoais e recordações relacionadas à vida e obra de Madre Teresa.
Millennium Cross.
Embora Escópie seja uma cidade tranquila, nada melhor do que sair para a natureza e uma das maneiras é ir a Millenium Cross.está localizado no Monte Vodno nos arredores da cidade.
A cruz foi erguida em 2002 para celebrar o segundo milênio do cristianismo e é uma parte significativa da paisagem de Escópie. Além de sua importância religiosa, a localização da cruz oferece uma vista deslumbrante da cidade e dos arredores, tornando-se um ponto de observação popular para os visitantes.
A maneira mais fácil e barata é pegar o ônibus 25, na Rodoviária e depois tem a opção de subir 6 km a pé ou pegar um teleférico.
Embora goste muito de caminhar escolhi o teleférico, pois é muito rápido, 6 minutos e muito comodo.