Egito

O meu plano de conhecer as 7 maravilhas do mundo moderno, não poderia deixar de conhecer a única das 7 maravilhas do mundo antigo que ainda existe.

As pirâmides do Egito.

Então antes de completar a lista com a visita a Petra, na Jordânia, veja aqui as 7 maravilhas do mundo moderno, fui conhecer as Pirâmides do Egito.

As pirâmides ficam em Gizé, perto do Cairo.

Veja aqui informações de preço e horarios, para visitar as pirâmides.

Normalmente só conhecemos as 3 principais, que são As Grandes Pirâmides de Gizé, conhecida como a Pirâmide de Quéops ou Khufu, a um pouco menor Pirâmide de Quéfren (ou Chephren) algumas centenas de metros de distancia, e a relativamente menor a Pirâmide de Miquerinos (ou Menkaure) algumas centenas de metros da Pirâmide de Quéops.

Mas também temos a escultura maciça conhecida como a Grande Esfinge, vários cemitérios, uma vila operária e um complexo industrial. 

Já havia lido e confirmei in loco , que o número de pessoas que tentam “desvirtuar” sua entrada, tentando vender facilidades é um absurdo.

Ignorei a todos e fui para a entrada, comprei meu ticket e entrei no complexo, pensei que estaria livre, mas somente diminuiu, pois tinha vários oferecendo tour de camelo, etc.

Alguns até diziam que o caminho não era aquele , etc.

Como sempre ando bem informado, somente segui o meu caminho.

A visita foi maravilhosa, pois se estava  vivendo a história de milhares de anos.

Na grande pirâmide se pode entrar, mas além de ser muito caro, na minha opinião, não vale a pena, pois é um buraco pequeno e sem nenhuma coisa para se ver.

É só pesquisar na internet que tem fotos do lugar, mas fica para cada um pensar nisso.

Já que estava na área, fui conhecer a pirâmide de Dahshur, o museu em Memphis e o complexo de  Saqqara.

As pirâmides do Egito.

Memphis

Embora Memphis (fundada em 3.000 a.C)  fosse sede do poder real por mais de oito dinastias. Infelizmente, o que resta hoje é um pequeno museu ao ar livre. 

Tem como destaque a estátua de granito vermelho de Ramsés II (ele governou de 1279-1213 ac) e muitas outros pedaços de peças e colunas, 

Saqqara

É uma das necrópoles mais significativas e extensas do Egito, servindo como cemitério por vários milênios. 

Saqqara tem uma longa história como cemitério que remonta ao início do período dinástico (c. 3100-2686 a.C.).

Foi usado como cemitério para a antiga nobreza, funcionários e membros da realeza egípcia por mais de 3.000 anos. O nome do local deriva do deus Sokar, associado à necrópole.

Pirâmide de Degraus de Djoser é a  estrutura mais famosa e proeminente em Saqqara 

Esta pirâmide, construída durante o século 27 a.C., é atribuída ao arquiteto Imhotep e é considerada uma das primeiras estruturas colossais de pedra do Egito. Marcou um afastamento significativo dos túmulos de mastaba anteriores, pois foi projetado como uma série de mastabas empilhadas de seis camadas, criando a primeira pirâmide.

Veja mais informação aqui.

Saqqara não se trata apenas da Pirâmide de Degraus, é um vasto complexo com numerosos túmulos, pirâmides e monumentos de vários períodos da história egípcia antiga. Inclui a Pirâmide de Unas, a Pirâmide de Teti e muitos outros túmulos de mastaba. 

O local contém numerosas mastabas (tumbas retangulares com topo plano) que pertenciam a altos funcionários, nobres e membros da corte real. Algumas dessas mastabas são ricamente decoradas com relevos, oferecendo informações sobre a vida cotidiana e as crenças dos antigos egípcios.

Património Mundial da UNESCO: Saqqara, juntamente com as Pirâmides de Gizé e as ruínas de Memphis, foi designada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979. 

O trabalho arqueológico em Saqqara continua até hoje, e novas descobertas são feitas regularmente. Essas descobertas lançam luz sobre vários aspectos da cultura egípcia antiga, práticas religiosas e costumes funerários.

Dahshur

O que descobri é que todos eles fazem parte de um único complexo, ou seja , estão em uma área contínua.

De Dahshur que é o mais distante em um dia claro se pode ver as pirâmides de Giza.

Dahshur está localizado a cerca de 40 quilômetros  ao sul do Cairo e faz parte da Necrópole de Memphis, Patrimônio Mundial da UNESCO. Dahshur é notável por suas pirâmides únic

Pirâmide torta 

as, incluindo a Pirâmide Torta e a Pirâmide Vermelha.

(Pirâmide de Sneferu): 

É uma das pirâmides mais distintas do Egito devido ao seu formato incomum. Foi construído durante o reinado do Faraó Sneferu, que era o pai de Khufu (o construtor da Grande Pirâmide de Gizé). 

A pirâmide começa com um ângulo acentuado, mas na metade o ângulo de inclinação muda, dando-lhe uma aparência “curvada”. Esta mudança no ângulo foi provavelmente um ajuste feito durante a construção para evitar instabilidade estrutural. 

Com o aprendizado foi feita a Pirâmide Vermelha, que não tem este problema estrutural e está a poucos metros.

Pirâmide Vermelha (Pirâmide de Sneferu): 

É a terceira maior pirâmide do Egito, depois da Grande Pirâmide de Gizé e da Pirâmide de Quéfren. 

Com o ticket de entrada é possível entrar na Pirâmide vermelha.

E nesta realmente vale entrar, pois além de estar inclusa no ticket desce 65 metros e tem 3 grandes salas com inscrições. 

Cairo

Cairo, a capital do Egito, é uma das cidades mais antigas do mundo, com uma história que se estende por milênios.

É uma daquelas cidades que voce ama ou odeia.

Uma mistura de maravilhas arquitetônicas como a Cidadela de Saladino que oferece vistas panorâmicas da cidade, incluindo mesquitas históricas, igrejas cristãs coptas e edifícios bem preservados da era islâmica e otomana

Porém é uma cidade caótica

O Cairo está situado às margens do Rio Nilo, um dos rios mais famosos do mundo. O Nilo acrescenta um charme único à paisagem urbana, e você pode fazer passeios de barco ou jantar em restaurantes com vista para o rio.

A cidade abriga mercados movimentados, incluindo o mais famoso Khan el-Khalili, onde se pode comprar de tudo, desde umas lembranças a  joias, especiarias e artesanato tradicional.

É um lugar vibrante, muito caótico e lugar  para vivenciar a vida nas ruas egípcias e pechinchar.

O Cairo é conhecido pelo seu congestionamento e ruas muito movimentadas, o que pode ser esmagador para alguns visitantes.

Não existe ordem, cada um faz o que quer, se vende de tudo na rua, é um gritaria só.

Algumas horas no mercado podem deixar uma boa dor de cabeça.

A culinária egípcia é diversificada e saborosa, com pratos como koshari, falafel e shawarma sendo comidas de rua populares. 

O cairo se tornou um centro da região, como tudo que se pode encontrar, tanto para o bem como para o mal.

Para se viver a cidade é preciso uma grande dose de paciencia, não se desesperar com o caos e principalmente mais paciencias para negociar preço.

Agora é hora de ir para a Jordânia.

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!

Copyright 2025 © All rights Reserved. The Wander Traveler