Pristina
Pristina, capital do Kosovo, não era um destino que normalmente temos como desejo de conhecer.
Já há algum tempo tenho pensado em visitar os Balks, e no ano passado visitei a Croácia , mas quando estava planejando a viagem tive um imensa dificuldade de encontrar como chegar e sair de lá, mas como fazia sentido passar por insistir em ir.
Depois de muita pesquisa e solicitação de informação encontrei no caminho que seria de Escópia para Pristina e depois para Belgrado.
Até chegar em Pristina e sair em direção a Belgrado estava tudo certo, mas quando cheguei na fronteira fui barrado e mandado de volta ao Kosovo.
Até então não tinha entendido o motivo de tanta dificuldade.
A Sérvia não reconhece o Kosovo como um país e por isso a fronteira Kosovo/Sérvia , só pode passar as pessoas locais ( não tem alfandega).
Bom tive que voltar para Escopia e depois ir para Belgrado, de uma viagem que faltava apenas 3 horas para chegar virou mais 11 horas além de um gasto bem maior.
Kosovo é um país que não tem muito que se ver , porém se estiver nos Balcãs vale a pena uma visita, só tendo o cuidado de não incluir no seu roteiro passar pela fronteira Kosovo/Sérvia
Na fronteira Macedônia/Sérvia a passagem é tranquila.
Quer saber mais sobre o Kosovo?
Um pouco de história
Pristina é uma cidade pequena de 200 mil habitantes, porém é a maior cidade do Kosovo, uma nação situada no sudeste da Europa. Mais especificamente, Pristina está localizada no centro-sul do Kosovo, em uma região montanhosa conhecida como a Planície de Kosovo. Ela está aproximadamente a 80 quilômetros a noroeste da fronteira com a Macedônia do Norte e cerca de 300 quilômetros ao sudoeste da capital da Sérvia, Belgrado.
Embora a história da cidade remonta a época dos romanos, muito de sua importância foi perdida para outras nações
O Kosovo está em uma região no sul da ex-Iugoslávia , com a dissolução na década de 1990 foi marcada por conflitos étnicos e territoriais e com a intervenção da OTAN , em 1999 para conter a repressão sérvia contra a população étnica albanesa. Ele ficou sob administração das Nações Unidas
Em 2008, o Kosovo declarou independência da Sérvia. Essa declaração foi apoiada por muitos países ocidentais, mas foi contestada pela Sérvia e alguns outros países.
Principais atrações
Newborn Monument
O Monumento ao Recém-Nascido foi construído para celebrar a independência da Sérvia em 2008, tendo como pano de fundo o antigo Palácio brutalista da Juventude e dos Desportos,. Foi erguido no dia da independência.
National University Library
Eleita um dos edifícios mais feios da Europa, a Biblioteca Universitária Nacional do Kosovo divide opiniões.
Eu achei no mínimo esquisita, não horrível, mas é um choque e leva você a ficar pensando, Fiquei um bom tempo tentando entender.
Mother Teresa Cathedral
Um dos edifícios mais famosos de Pristina , em homenagem à famosa enfermeira macedônia nascida de pais albaneses. Dado que mais de 90% dos kosovares se identificam como etnicamente albaneses, ela é altamente reverenciada no Kosovo.
Bill Clinton Boulevard
Eu como a maioria vai estranhar uma estátua do Bill Clinton, além de uma avenida, em Pristina, porém ao saber da história pode se compreender.
Ela foi construída em agradecimento aos EUA por os terem ajudado a vencer a guerra contra a Sérvia, e a avenida representa a gratidão pela independência do Kosovo.
Përmendorja statue
Outra estrutura que pode causar espanto é a estátua de Përmendorja.
É um memorial à fraternidade e à unidade, dedicado aos soldados mortos durante a Luta de Libertação (Segunda Guerra Mundial).
Ela muda de cor e desenho, dependendo do que eles querem homenagear.