Salar de Uyuni
Estamos em San Pedro de Atacama.
E agora está para iniciar a parte mais dura da viagem, seriam 4 dias até a cidade de Uyuni passando pelo salar de Uyuni e atravessando a fronteira sul da Bolívia.
Este trecho não tem uma estrada e sim caminhar pelo planalto que além de ser extremamente hostil ainda tem uma altitude elevada.
As acomodações são apenas básicas e em muitas não tem chuveiro. Além de ser muito frio.
Primeiro dia
Saímos de São Pedro de Atacama às 06:30 hrs de micro-ônibus e fomos até a fronteira com a Bolívia, que está a 4.400 metros, trocamos o veículo para um 4×4 com capacidade para 05 passageiros.
Continuamos a viagem pelo planalto boliviano em lugares como: Laguna Verde e Laguna Blanca; localizado no sopé do vulcão Licancabur, continuando pelo deserto de Dalí, onde se pode admirar uma paisagem verdadeiramente surreal, as piscinas de águas termais, os gêiseres do Sol de Mañana; fontes intermitentes de água que jorra a uma temperatura de 90 ° C e fumarolas, fendas por onde flui a lava vulcânica.
Já no final do dia chegamos a Laguna Colorada, local de procriação de mais de 30.000 flamingos de 3 espécies, podemos encontrar ao redor outras espécies de fauna da região, flamingos, vicunhas e outros animais.
Logo ali paramos no albergue , que estava sendo construído. Lugar muito simples, a comida estava boa e a noite foi extremamente fria.
Segundo dia
Saímos pela manhã para visitar o local conhecido como Itália Perdida, formações rochosas de diferentes tamanhos no meio do deserto, onde se vê muitas formas como taça do mundo, camelo etc.
Depois nos dirigimos para a Vinto e pelo mirante do cânion da Anaconda, passaremos pelos povoados de Alota e San Agustín.
Chegamos à beira do Salar de Uyni e ficamos no hotel de sal que na época estava em construção , hoje ele é muito sofisticado.
Salar de Uyuni
No terceiro dia partida às 08:00 horas. Uma visita geral é feita à salar de Uyuni (12.000 km2), Ilha Inca Huasi, de cactos gigantes localizada no centro da Salina com uma formação de rochas calcárias com restos de corais e conchas marinhas, continuando em direção aos Olhos do Sal, povoado de Colchani, pequeno povoado localizado nos limites da Salina de Uyuni a 20km da cidade de Uyuni, chegamos no final do dia.
Aproveitando que chegamos a tempo compramos a passagem para Lapaz saindo as 20 horas, o tempo de viagem é de 10 a 11 horas e o ônibus não tinha banheiro.
Foi uma noite bem difícil , com pessoas em pé no ônibus , parada no meio da estrada para o banheiro e sem banheiro, era na estrada mesmo.
Esta foi uma das piores viagens de ônibus que já fiz. Chegamos em Lapaz por volta das 7 horas da manhã.
Voltamos para o hostel que havíamos estado no início desta viagem.
Depois de conhecermos na Bolivia Lapaz e Copacabana.
No Peruo, Puno , Cusco, Machu Picchu, Vale Sagrado e Arequipa.
No Chile, Arica e San Pedro de Atacama.
E conhecer o sul da Bolivia com o Salar de Uyuni, era esperar a chegada dos voos de volta.
O voo do Ranji era no dia seguinte e eu fiquei mais um dia.
Chegou aqui o final desta primeira viagem de mochila.
E eu tinha a certeza que muitas outras viria.