Sarajevo
Estou vindo de Belgrado (Sérvia) e foi visível a mudança de paisagem e estilo.
O relevo do país é bastante montanhoso, com muitos rios e uma natureza exuberante.
Sarajevo é uma cidade fascinante, situada no coração da Bósnia e Herzegóvina, conhecida por sua rica história e diversidade cultural.
Ao longo dos séculos, Sarajevo testemunhou uma mistura única de influências culturais e religiosas, o que a torna um lugar verdadeiramente especial.
No coração da cidade, encontra-se o famoso bairro Bascarsija,
Que é um bairro histórico que remonta ao século XV, durante o período do Império Otomano. Este labirinto de ruas estreitas e mercados é um testemunho vivo da rica herança cultural da região.
Tanto os aromas exóticos de especiarias e o som das chamadas para a oração cria uma atmosfera única.
A cidade é cortada pelo rio Miljacka e com isso tem muitas pontes.
A cidade também carrega as cicatrizes dolorosas do cerco de Sarajevo durante a Guerra da Bósnia, (1992 a 1995). Marcas de balas em edifícios e monumentos lembram os horrores enfrentados pela população local.
Porém, também servem como testemunhos da determinação e da vontade de sobreviver.
Hoje, Sarajevo é uma cidade em constante renovação, misturando o antigo e o novo de maneira cativante. Modernos cafés e lojas, butiques se fundem com bazares tradicionais, criando uma atmosfera vibrante e eclética.
Se quiser saber mais sobre Sarajevo.
Principais atrações
Monte Trebević:
A montanha proporciona uma vista panorâmica de Sarajevo, mas não tive muita sorte, pois o tempo não estava bom.
Em 1984, durante os Jogos Olímpicos de inverno, foi o local de competições de esqui alpino e de bobsled cujo percurso construído para os jogos, ainda é visível e hoje coberto de grafites e arte urbana, se tornou uma trilha turística.
Peguei um teleférico, no centro da cidade, e fiz várias trilhas, inclusive uma das mais famosas que usa a estrutura da pista de Bobsled, entre outras.
Durante o cerco de Sarajevo (1992-1995), o Monte Trebević teve um papel significativo na defesa da cidade. As colinas ao redor de Sarajevo foram estrategicamente importantes para o exército bósnio.
A área foi palco de vários confrontos e muitas estruturas foram danificadas ou destruídas durante esse período.
Hoje em dia, o Monte Trebević é um destino popular para os habitantes locais e visitantes, oferecendo uma fuga tranquila da agitação da cidade. É um local perfeito para caminhadas, ciclismo e esqui durante os meses de inverno.
Ponte Latina:
Esta icônica ponte de pedra atravessa o rio Miljacka e é um símbolo de unidade e diversidade em Sarajevo. Datada do século XVI, é um testemunho da influência otomana na cidade.
É conhecido pela sua importância nos eventos que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial.
A Ponte ganhou notoriedade mundial devido ao assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria e de sua esposa, Sofia, em 28 de junho de 1914. Gavrilo Princip, membro de uma organização nacionalista sérvia, os assassinou enquanto atravessavam a ponte em seu carreata. Este evento desencadeou uma reação em cadeia de ações políticas e militares, levando à eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Biblioteca Nacional e Universitária:
Também conhecida como Vijecnica, este magnífico edifício foi construído no final do século XIX e serviu como biblioteca até ser destruído durante o cerco de Sarajevo. Hoje, restaurado, abriga uma coleção impressionante de livros e é um local simbólico da resiliência da cidade.
Museu de Sarajevo:
Este museu oferece uma visão detalhada da história da cidade, desde os tempos mais antigos até os eventos traumáticos da Guerra da Bósnia. Possui uma rica coleção de artefatos e exposições interativas.
Túnel da Vida (Túnel Spasa):
Este túnel subterrâneo foi escavado durante o cerco de Sarajevo e serviu como uma rota vital para abastecer a cidade com alimentos e suprimentos durante o conflito.
Mesquita de Gazi Husrev-beg.
Uma das maiores e mais impressionantes mesquitas dos Balcãs, esta estrutura arquitetônica magnífica remonta ao século XVI e é um exemplo notável da arquitetura islâmica otomana.
Hora de continuar para Zagrebe na Croácia.