6 dicas para fazer suas férias caber no seu bolso.

money

6 dicas para fazer suas férias caber no seu bolso.

Férias realmente significa um tempo onde as atividades de um serviço ou pessoa se interrompe. Ex: Férias escolares, do judiciário, do trabalho, etc.

Embora existam muitas maneiras de usar este tempo, como um período de descanso, tirar um tempo para si, realizar atividades divertidas com pessoas que amamos, aprender algo novo, que são ótimas formas de passar o tempo.

O que vem à mente é viajar para um lugar maravilhoso, geralmente que nunca se esteve lá.

Paris, Londres, Itália, Europa, Disney, ir ao Caribe, China, África, etc.

Eu já penso em uma volta ao mundo, 6 meses na África, mas a realidade de 90% da população nem sempre permite ir tão longe e por tanto tempo, mas com certeza todos querem sair de férias.

Aí então vem a velha dificuldade. O que você faz quando tem pouco tempo e dinheiro?

Seu orçamento está apertado e o chefe não lhe dá 2 meses para viajar.

A primeira reação é adiar os planos para depois, depois e depois.

Muitas vezes isso acontece por anos, sem realmente sair de férias, só apenas uma ou duas semanas e não se vai para onde realmente se quer ir.

Acredito que algumas pessoas tenha um sonho específico, e não deve perder o foco, como foi o meu caso em minha viagem a volta do mundo click para ver como foi.

Porém a maior parte quer e precisa mesmo é de umas férias.

Então como sair de férias e não quebrar o bolso?

Pode até não ser as férias de seus sonhos, mas com certeza estas 6 dicas farão suas férias maravilhosas e no final suas baterias estarão carregadas e pronto para os próximos desafios.

O mais importante é você tirar este tempo e sair da rotina e stress do dia a dia, sem claro causar mais stress na volta, tendo dívidas a pagar.  

Dica 1: Pense fora do padrão.

Considero esta uma das mais importantes, pois ela faz você estar fora da “manada”, lhe proporcionando ótimas oportunidades com custos incríveis.

Quando todos estão indo para a praia vá para o campo.

Se todos estão indo para Paris que tal ir para a Grécia?

O Brasil está caro? Que tal ir para o Peru. Se estão indo no verão vá no inverno

Viajar, no sentido contrario da multidão, ou seja, quando a maioria está indo você está voltando.
Você sabia que passagens aéreas, aluguel de carros e muitos outros serviços podem ficar até 90% mais baratos só porque você está no contra fluxo? Vale muito a pena pesquisar.

Neste meu post eu explico melhor como economizar em suas viagens. 

Dica 2: Seja um turista do seu próprio local.

É inacreditável, mas é uma das mais certas percepções do turismo.

A grande maioria das pessoas não conhecem sua própria cidade, estado e país. Preferem ir para outro lugar.
Pense em você, que mora em São Paulo. Quem já foi visitar os pontos turístico da cidade como?
Museu do Ipiranga, Masp, Galeria São Paulo, museu do futebol, etc.

Conheço muitas pessoas que não sabem e nunca visitaram as principais atrações da cidade.
Segundo a SPTuris, São Paulo atraiu 15,44 milhões de pessoas em 2017, sendo 12,69 milhões de visitantes brasileiros e 2,75 milhões de estrangeiros.

Sendo uma pessoa local muito das atrações tem um custo muito mais baixo.

Nós sempre adiamos a visita, pois quando vivemos em uma cidade, pensamos que sempre poderemos ir depois e passa o tempo e nunca vamos.

Que é de São Paulo e fica aqui, quando milhões saem da cidade sabe o quando a cidade fica agradável.
Se você é de fora experimente vir para cá quando todos estão saindo.

Mirante do Sesc na Paulista (confesso este ainda não fui).

Veja matéria no Estadão.

avenida Paulista
Público olha a cidade do mirante do novo SESC da avenida Paulista, em São Paulo. Foto: Amanda Perobelli / Estadão

Jardim Botânico

O espaço conta com uma mata nativa e jardins. É possível realizar trilhas e atividades diversas. Vale dedicar um dia ao Jardim, que tem restaurante e áreas destinadas a piquenique.

O jardim Botânico fica do lado do zoológico, na zona sul da capital

Praça do Pôr do Sol

Como o nome já diz a praça é um ótimo local para curtir com os amigos um maravilhoso pôr do sol na maior cidade da América Latina. veja o pôr do sol

Pinacoteca do Estado de São Paulo – 

A Pinacoteca é o museu mais antigo da cidade. O espaço abriga um dos maiores e mais representativos acervos da arte brasileira.

Fazer compras na feirinha da praça Benedito Calixto 

A histórica feirinha de antiguidades atraí turistas e moradores da cidade. A feira funciona aos sábados e conta com expositores que vendem produtos como brinquedos antigos, discos de vinis raros, móveis restaurados entre outros.

MASP 

O MASP é considerado hoje o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, por possuir o mais rico e abrangente acervo.

Andar pelas ruas símbolo de São Paulo.

Nos últimos anos tem havido um movimento de ocupação das ruas de São Paulo e isso nos dá mais segurança para visitar estes lugares como a AV Paulista, Rua Augusta, esquina da Ipiranga com a São João, 13 de maio etc

Tour gastronômico pela cidade.

Este com certeza é um dos pontos mais fortes da cidade.

Temos de tudo e do melhor da comida brasileira e estrangeira.
Mercadão localizado, no centro histórico da capital paulista, é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade pela arquitetura e destaque para o pastel de bacalhau e o famoso sanduíche de mortadela.
Comida de boteco, aqui tem gosto para todos, não existe uma escolha certa, pois cada um tem sua especialidade e cada um seu gosto, porém tem os tradicionais como Veloso, bar Brahma, bar do Mané (desde 1933), Sujinho (mais de 50 anos) , Veloso e muito outros

Ruas gastronômicas. Veja esta reportagem da Veja SP.

Não há melhor maneira de passar algum tempo livre do que vagar pela sua própria cidade. Não importa o seu tamanho, tem uma série de maravilhas que você nunca viu ou nem conhece porque você simplesmente não vai.

Estamos atrelados a padrões que diz que tem que ir para outro lugar para estarmos de férias.

Mas experimente e seja um turista em sua própria cidade. É extremamente mais barato e além disso irá descobrir uma nova cidade.

PS: Precisa quebrar a rotina e realmente sair de casa, se não logo vai arrumar uma desculpa para ficar assistindo Tv em vez de sair. Para quem tem dificuldade de quebrar esta rotina, que tal realmente sair de casa e ir para um hotel ou pousada, quebrando realmente a rotina. Fica a sua escolha.

Dica 3: viajar na sua região

Novamente quando se fala em viajar vem à mente destinos distantes e exóticos. Por causa disso, poucas pessoas olham em seu próprio quintal para se aventurar.

A grama do vizinho é sempre mais verde.

Em conjunto com a dica número 1, em São Paulo temos belas praias, montanhas, cidades históricas e belíssimas cachoeiras, sem ir muito longe da capital.

São Roque.

Localizada a apenas 60 km de distância da capital, é conhecida como a terra do vinho. A cidade possui uma estrada com 10 km onde encontram-se todas as vinícolas do município e alguns restaurantes que ficam lotados aos finais de semana, então evite este momento. Uma ótima opção para um passeio bate volta.

Cananéia.

No extremo sul de São Paulo a charmosa cidade tem um leque de opções de atividades relacionadas ao ecoturismo. Um litoral de 200 km de extensão composta por lagoas, braços de mar, ilhas, morros e praias.

Brotas.

Localizada a 242 quilômetros da capital, a cidade mais “radical” do estado é conhecida pelo turismo de aventura. Passeios como rafting, tirolesa, arvorismo e trilhas são algumas das opções. Veja mais aqui.

São Luíz do Paraitinga 

Localizada na Serra do Mar, entre Ubatuba e Taubaté, possui uma arquitetura colonial ainda bem preservado e hoje constitui um dos maiores conjuntos arquitetônicos do estado de São Paulo.

 São Luiz de Paraitinga te um Carnaval que  atrai todos os anos milhares de foliões.

É só você olhar em volta e irá encontrar muitas coisas para fazer sem quebrar o seu bolso.
Se quiser algumas dicas é só se inscrever que lhe mandarei dicas. (call to action para se inscrever)
Independentemente de seu orçamento explorar o seu próprio quintal vai lhe trazer uma melhor impressão de sua cidade.
Especialmente para quem tem um orçamento mais limitado. Eu me lembro de quando era criança, e não tinha condições de viajar, meu Pai saia conosco andando pela cidade. Morávamos em um bairro da periferia e ir para o centro era mágico, ver aqueles prédios, comer um pastel.
É um dos mais felizes momentos de minha infância.

Dica 4: Visitar parques nacionais.

Em todos os lugares do mundo visitar os parques nacionais são as mais prazerosas e baratas maneira de visitar a natureza do lugar.
Embora o Brasil não tenha um cuidado com os serviços prestado nos parques nacionais. Eles com certeza têm as melhores áreas naturais do país.
Tem todos os tipos de passeios desde visitas de um dia, acampar e travessias.
Há quase sempre um parque nas proximidades e passar alguns dias com a natureza não é apenas bom para sua carteira, mas também é bom para sua alma.
Os que mais visito que estão perto de São Paulo são os de

Parque nacional Itatiaia onde está o pico das Agulhas negras.

 

Serra dos órgãos, onde está a famosa travessia Petrópolis/Teresópolis. 

E o parque estadual Petar  que é famoso por suas cavernas e a atração mais conhecida da região é a caverna do Diabo que fica a uns 30 km do parque.

Dica 5: Reserve o passeio de última hora.

Esta dica depende muito de sua flexibilidade, tanto de quando ou para onde.

Tanto cruzeiros, hotéis e operadoras de pacotes de turismo fazem promoções de última hora, que pode chegar a 30% ou 40% de desconto
Ninguém quer ficar com espaço vazio, pois é prejuízo na certa, então se ficar ligado pode conseguir descontos incríveis.
Por outro lado, se você reservar mais de um ano de antecedência, as linhas de cruzeiro também oferecem tarifas baixas incríveis para early birds (os primeiros a reservar).
Passagens aéreas, pacotes de viagens também seguem o mesmo princípio.

Dica 6: Esteja preparado para as oportunidades.

Esta é uma mistura das 5 dicas anteriores.
Existem várias situações que faz com que as empresas baixem realmente seus preços.
E não é por que elas são boazinhas.
As pessoas normalmente planejam suas férias, compram seus pacotes e vão.
As empresas sabem disso e colocam os preços mais altos, mas com a chegada do momento da viagem e para aquelas atrações que não conseguiram vender toda sua capacidade diminuem os preços, pois se não será prejuízo na certa.
Então planeje suas férias e espere até a semana anterior, fique de olho nas promoções de última hora e verifique o que é realmente mais barato e boa viagem.

Temos muitas maneiras de encontrar estas ofertas e as mais populares são:

O Skyscanner é intuitivo que permite procurar uma viagem em aberto mesmo que não saiba para onde ir e quando. Além de ter alertas sobre oportunidades.
Decolar também tem as mesmas características do Skyscanner, porém tem muito mais opções nacionais.

O mais importante é pesquisar  e monitorar os preços antes de comprar.

Agora é hora de utilizar as dicas, fazer seu plano e boa viagem.

The wander traveler

Eu sou José Carlos Costa, um aventureiro, que decidiu vagar pelo mundo na busca de conhecer pessoas, lugares e culturas.

Junte-se a mim nesta viagem de descoberta, onde irei compartilhar muitas fotos, acontecimentos e dicas para ajudar a você também a se aventurar por este mundo..

Compartilhe:

Outros assuntos que podem interessar.

Envie uma Mensagem

Planejando sua viagem?

Veja aqui dicas e ferramentas para tornar sua jornada mais prazerosa.

Se ainda tiver dúvida.

Verifique a área de blog, com as matérias que irão lhe ajudar na sua viagem como:

Reserve seu voo.

Encontrar passagens aérea baratas pode ser difícil e estressante, mas com as dicas do Blog e usando o Skyscanner ou o Momondo a tarefa pode ser até prazerosa.
Hoje são as ferramentas mais completas do mercado. Em minha experiência tenho visto que mesmo usando outras os dois acabam tendo os melhores preços.

Reserve sua acomodação.

Com a definição é hora de escolher sua acomodação. Para aqueles que irão utilizar Hostel uma ótima ferramenta é o Hostelwold

Se quiser além dos hostels, outras opções use o Booking.com.

Tenho usado os dois com muita frequência e sempre encontro os melhores preços.

Seguro viagem.

Seguro é aquilo que nunca queremos usar, mas é traumático se precisarmos e não ter.

Ele irá cobrir os custos de qualquer eventualidade de doenças, lesões, roubo e/ou cancelamentos de passagens, hotéis etc. É extremamente importante ter e não usar, do que não ter e precisar.

Tenho usado o WorldNomads, que sempre tem o seguro com a cobertura que os viajantes precisam, além de ter cobertura no mundo inteiro.

Menu de Conteúdo

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!

Copyright 2025 © All rights Reserved. The Wander Traveler

Deixe um comentário