Home » Guia de Viagem » Nepal Guia de Viagem
GUIA DE VIAGEM - NEPAL
Com este guia de viagem procuro reunir em um só lugar as principais informações que você precisa para viajar mais e melhor.
Visa preparar você para chegar, neste novo destino, sabendo tudo que precisa para ter uma viagem tranquila, segura e evitar a grande maioria dos problemas que todo viajante enfrenta.
Com estas informações você será capaz de tomar as melhores decisões, transformando sua vista como se fosse um local.
Aqui você encontrará os principais locais para visitar, quais os custos, ótima maneira de economizar, recomendações sobre lugares para se hospedar, restaurantes, dicas de transporte e conselhos de segurança.
Mesmo com diferentes maneiras de viajar, desde mochilando, ou de férias com a família, cruzeiro, férias de duas semanas, viagem ao redor do mundo.
Aqui você encontrará tudo que precisa para viajar mais, melhor, por mais tempo e mais barato.
Se não encontrar alguma informação, não hesite em entrar em contato que terei o prazer de responder.
Sobre o Nepal
Onde fica?
Nepal está localizado no centro do continente asiático, na região dos Himalaias, ao norte do Tibete, que fica na área autónoma da China. Do lado leste, sul e oeste, o país faz divisa com a Índia.
A capital do Nepal é Katmandu, que também é a maior cidade do país.
Lá está localizada a mais alta montanha do mundo, o Everest com 8,849 metros.
Clima
O Nepal possui uma variedade de climas devido à sua topografia diversificada, que varia desde as planícies do Terai, no sul, até as altas montanhas dos Himalaias, no norte.
Inverno (dezembro a fevereiro):
O inverno é frio e seco em todo o país. Nas regiões de planícies, as temperaturas diurnas geralmente variam de 15°C a 20°C, enquanto nas regiões montanhosas, as temperaturas podem cair bem abaixo de zero, especialmente nas áreas mais elevadas.
Na região de Khumbu. Onde pode chegar a – 50 graus no cume das montanhas.
Primavera (março a maio):
A primavera é uma das melhores épocas para visitar o Nepal, pois o clima é ameno e as flores estão em plena floração. As temperaturas começam a subir, com médias diurnas variando de 20°C a 30°C nas planícies e de 10°C a 20°C nas regiões montanhosas.
É o período de alta temporada para escalar o Everest e as montanhas em volta, ou seja, muitas pessoas na montanha e com isso os preços são mais altos.
Verão (junho a agosto):
O verão no Nepal é caracterizado por monções, que trazem chuvas intensas para o país. As temperaturas são mais altas, com médias diurnas chegando a 35°C nas planícies e a 25°C nas áreas montanhosas. As regiões de montanha também podem experimentar nuvens e nevoeiro durante essa estação.
Outono (setembro a novembro):
O outono é outra época popular para visitar o Nepal, especialmente para caminhadas e montanhismo. O clima é seco e geralmente ensolarado, com temperaturas diurnas variando de 20°C a 30°C nas planícies e de 10°C a 20°C nas montanhas. É considerada a estação de trekking ideal devido às vistas claras das montanhas.
Fuso Horário
O Nepal segue o Fuso Horário Nepal Standard Time (NST), que está 5 horas e 45 minutos à frente do Tempo Universal Coordenado (UTC+5:45).
Em relação ao horário de Brasília (BRT): O Nepal está 10 horas e 45 minutos à frente. Por exemplo, quando é 12h00 em Brasília, no Nepal é 22h45 do mesmo dia.
Dinheiro
A moeda oficial do Nepal é a rupia nepalesa (NPR). A rupia nepalesa é subdividida em paisa, porém, devido à inflação, as moedas de paisa raramente são usadas atualmente. As notas de rupia estão disponíveis em várias denominações, incluindo 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100, 500 e 1.000 rupias.
Cartão de credito.
Basicamente todos os cartões são aceito e os mais facilmente aceitos são MasterCard, American Express, Cirrus, Maestro and Visa
É importante saber que alguns estabelecimentos cobram alguma taxa se for pago em cartão de crédito, mas a maioria não cobra.
ATM.
Estão disponíveis em todos os lugares, só tem que ficar atento quando se vai para lugares muito remotos.
Muito do restaurantes e hoteis aceitão o dolar, porém é bom ter Rupias para as despesas do dia a dia.
Trocar os dolares somente a quantidade que precisar.
Um pouco de história
Temos evidência por descoberta de ferramentas neolíticas, datadas de 9000 anos antes de Cristo, de que a história do Nepal se iniciou uns 11.000 anos atrás.
Por muitos séculos, o reino do Nepal foi dividido em muitos principados, com muitas guerras e invasões. Foi somente em 1768 que o Rei de Gorkha, Prithvi Narayan Shah, conquistou e unificou o Nepal.
Sofreu o domínio do Ingleses e em 1923 foi declarado independente, mas continuou um grande aliado fornecendo um dos mais temidos regimentos do exército britânicos, os gurkhas e sua arma famosa a faca Kukri. O regimento serviu aos Ingleses na primeira e segunda guerras mundiais.
SEJA UM UM VIAJANTE ESPERTO.
Insira seu e-mail e receba minhas dicas , conhecimentos e ferramentas, que permitiram a você viajar cada vez mais e melhor.
Cultura
O Nepal é composto por mais de 40 raças e tribos diferentes. É uma mistura de Indianos, Tibetanos e Mongóis. Devido a geografia, os grupos étnicos evoluíram para padrões distintos.
Desde dos vales e planícies às montanhas do Himalaya.
Religião.
A religião é uma parte importante da vida nepalesa. Existe uma forte conexão entre o Hinduísmo(80%) e o Budismo (10%), chegando a compartilhar templo e deuses.
O Nepal é o único país do mundo com uma presença majoritária do hinduísmo em 80%.
Ambas as religiões têm uma influência significativa na cultura nepalesa, com templos e mosteiros desempenhando papéis importantes na vida cotidiana das pessoas.
Gastronomia.
É bem difícil definir uma culinária canadense devido a grande mistura de imigrantes. Porém ela tem a predominância Inglesa / Francesa.
Pratos mais conhecidos
Dhal Bhat:
Dhal Bhat é o prato básico da culinária Nepalesa dhal bhat significa “Lentilhas e Arroz”, porém vem acompanhado de outros ingredientes mas é igual ao nosso feijão com arroz.
Mo Mo:
É um bolinho parecido com um guioza, pode ser recheado de diversos produtos, mas os mais populares são vegetais, frango e carne.
No meu trekking ao acampamento base foi minha principal opção.
Chow Mein:
É o macarrão noodles frito com legumes,temperos e um molho salgado. Você pode acrescentar, carne.
OBS: a carne de gado pode ser encontrada na parte turística, mas a vaca é sagrada para os Hindus.
Chia:
Que se pronuncia (chi-ya) e o tradicional. Faz parte da cultura tomar chá. Existem dezenas de lojas com os mais variados chá. Geralmente é bem doce e temperado com qualquer coisa, desde cravos,canela, pimenta etc.
No trekking as montanha é uma ótima opção pois além de esquentar o frio, é gostoso e ajuda na aclimatação.
O que Fazer
Quando se fala em Nepal a primeira coisa de se pensa é o trekking para o acampamento base do Everest, contudo existem muito outros trekking, templos para se ver
Principais atrações de Kathmandu.
Durbar Square:
Atração principal da cidade velha reúne templos e construções do século XII,
Boudhanath Stupa:
É um dos lugares mais sagrados dos budista, além de ser a maior estupa do Nepal.
Bairro Thamel:
Fica na parte mais antiga da cidade e é o destino dos turistas. Aqui você encontra tudo que precisa para sua viagem ao Nepal, desde hotéis, restaurantes, equipamentos, roupas, lojas de antiguidades e todo tipo de souvenir.
Um aviso: No Nepal tudo é cópia (falso) e em Thamel é o centro, então você será enganado em tudo que for fazer, tome muito cuidado.
Swayambhunath Temple:
Conhecido como o templo dos macacos. Instalado no topo de uma colina onde um estupa branca com olhos de Buda domina as construções.
Pokhara e Annapurna.
Annapurna
Com certeza o trekking do Annapurna é o mais famoso desta região.
O trekking leva entre 7-8 dias, com 110 KM de extensão e um elevação máxima de 4.130 metros.
É considerado moderado, embora a maior dificuldade esteja na altitude.
Tem muita semelhança com o trekking do acampamento base do Everest, porém bem mais fácil.
Phewa Lakes
Phewa Lakes é onde estão as principais atrações da cidade de Pokhara.
No lago tem várias atividades e é o caminho para visitar o Barahi Temple em uma ilha no meio do lago..
Esporte e templos.
Pokhara tem vários esportes como paragliding, Zip flyer e Bungee Jumping.
Templos, vários outros trekking e ponto de observação da cadeia de montanhas.
Onde ficar
Katmandu.
Em Katmandu, existem várias áreas populares para se hospedar. Aqui estão algumas das melhores áreas para se hospedar em Katmandu:
Thamel:
Conhecida como o bairro turístico de Katmandu. Suas ruas estreitas repletas de lojas, restaurantes, bares, casas de câmbio e uma grande variedade de opções de hospedagem, desde albergues econômicos até hotéis de luxo é a área preferida dos turistas.
Durbar Marg:
É uma área localizada perto do Palácio Real.
Onde encontrará hotéis de luxo, boutiques de grife, restaurantes finos e uma atmosfera mais tranquila em comparação com Thamel. Durbar Marg é uma excelente opção para quem procura uma estadia de alta qualidade mas quer ficar perto das principais atrações da cidade.
Boudha:
Fica no nordeste de Katmandu, com sua principal atração, a famosa Stupa de Boudhanath.
Local sagrado para os budistas. Boudha oferece uma atmosfera tranquila e espiritual, com muitas opções de hospedagem, restaurantes vegetarianos e lojas de artigos religiosos.
Bairro para quem quer um mergulho na cultura budista e desfrutar de uma atmosfera mais tranquila.
Patan:
A cidade de Patan,( Lalitpur), fica a uma curta distância de carro e é uma área com boas opções de hospedagem.
Sendo famosa por sua arquitetura tradicional, templos, palácios e ruas paralelepípedos.
Ótima opção quem quer uma experiência cultural autêntica e uma atmosfera mais relaxada.
Pokhara
Pokhara está a 200 Km de Katmandu e é conhecida por sua beleza natural e ser a base para a região do Annapurna
Lakeside:
É o bairro mais popular entre os turistas em Pokhara. Ele está localizado às margens do Lago Phewa e oferece uma ampla variedade de acomodações, restaurantes, cafés, lojas de souvenirs e agências de viagens. A área possui uma atmosfera animada, e você pode desfrutar de belas vistas do lago e das montanhas.
Damside:
Bairro popular, situado próximo ao Lago Phewa. É uma área residencial tranquila, com algumas opções de hospedagem, restaurantes e lojas.
Ótima opção para quem quer uma área mais tranquila.
Lakeside-6:
Sendo uma extensão da área principal de Lakeside, mas é um pouco mais tranquila e isolada. É uma escolha popular para aqueles que desejam ficar perto da agitação de Lakeside, mas preferem uma atmosfera mais tranquila.
Trekking no Himalaia:
O Nepal é o destino perfeito para os amantes de trekking, com uma variedade de trilhas deslumbrantes nas regiões do Himalaia. O circuito Annapurna, o Everest Base Camp Trek e o Langtang Valley Trek são algumas das rotas de trekking mais populares, oferecendo vistas espetaculares das montanhas, aldeias tradicionais e uma experiência única na natureza.
Quando Ir
O Nepal tem quatro estações principais. E sua escolha depende principalmente da altitude onde quer ir.
Inverno (dezembro-fevereiro).
Extremadamente difícil nas atitudes. A maioria dos Nepaleses vão para as baixas altitudes durante o inverno.
Primavera (março-maio).
Temporada de escalada ao Everest. A região das montanhas ficam cheias de turistas. O frio ainda é bem intenso, ficando a maioria do tempo abaixo de zero.
Verão (junho a agosto).
Época de monções, muita chuva, difícil para os trekking as montanhas e pode ficar com tempo ruim por muitos dias.
Outono (setembro-novembro)
Melhor época para os trekking nas montanhas, onde o tempo é limpo, seco e o frio ameno só chegando abaixo de zero nas altitudes acima de 3.500 metros, mas a vista é espetacular.
Como chegar
Aereo.
A maneira mais fácil é chegar de avião. Katmandu é o único aeroporto internacional do Nepal e a porta de entrada para mais de 90% dos turistas.
Terrestre.
Alguns turistas mais aventureiros combinam a viagem ao Nepal com visita a Índia e Tibet via terrestre..
Embora existam vários pontos entre estes países é uma viagem para quem realmente gosta de se aventurar, pois não é fácil e não é muito segura, com pequenos roubos e golpes.
Eu voei de Katmandu para Delhi e quando estava no Tibete ( na minha viagem à volta do mundo) a fronteira com o Nepal estava fechada por conflito com o exército chinês. Presenciei uma caravana de mais de 100 veículos do exército chinês em direção à fronteira.
Custos
Quais os custos para visitar o País.
Para ficar bem atualizado gosto de usar o site Numbeo que mostra o custo de vida em relação a sua cidade e onde quer ir.
Assim terá um custo aproximado de quanto irá gastar. Os custos podem variar bastante dependendo de seu estilo de viagem.
Como referência vamos definir 3 estilos e seus custos:
Antes de mais nada definir que bebidas alcoólicas podem elevar muito o custo da viagem. Em qualquer estilo aqui, estamos falando de um baixo consumo, ou seja, apenas algumas cervejas locais e principalmente fora dos restaurantes.
A venda de bebida alcoólica no Canadá é controlada pelo governo, geralmente se comprar em lojas especializadas, alguns territórios são mais restritos que outros. Procure saber as restrições antes de comprar.
Estes custos são em média, ou seja, alguns dias serão bem mais baixos e outros mais altos.
3 estilos e seus custos
Mochileiro:
Hospedado em albergues (hostel) utilizando dormitório compartilhado, fazendo sua comida e/ou restaurantes locais e baratos, usando transporte local, explorar a cidade a pé e fazer os passeios de graça ou mais baratos.
Gastos diário de: de US$ 30,00 a 50,00 por dia
Intermediário:
hospedado em albergues/ hotéis econômicos em quartos privados, fazer as refeições em restaurante médio, ir nas principais atrações pagas, usar alguns táxis e uber.
Gasto diário de: US $50,00 a 100,00 USD por dia.
Veja se o Uber está disponível na cidade visitada
Luxuoso:
Hospedado nos melhores hotéis, ir em todas as atrações, contratar pacotes mais sofisticados como uso de helicóptero etc.
Gastos diário de: US$ 100,00 e acima por dia
Como planejar a viagem a volta do mundo de seus sonhos.
Adquira os conhecimentos e ferramentas que irão tornar você um especialista em viajar por este mundo, com
- Liberdade total de escolha.
- Custo mais baixo, pois não precisa pagar ninguém para fazer por você
- Poder alterar seus planos a qualquer momento e por qualquer motivo.
- Pode cancelar, mudar e simplesmente não fazer, sem pagar multas ou penalidades.
Como se locomover
O transporte no país é precário, principalmente os aeroportos remotos e em lugares perigosos.
As estradas também não são as mais seguras devido a conservação , as montanhas e os motoristas.
Ver carros, ônibus e/ou caminhões caídos em penhascos é corriqueiro.
O transporte Aéreo é a melhor opção porque permite percorrer as distâncias rapidamente e mais seguras.
Os transportes terrestres podem demorar demais devido ao relevo de montanha e as condições das estradas. Congestionamento na estrada devido a acidentes é super comum.
200 km pode levar de 6 a 8 horas fácil.
Gosto de utilizar o Rome2Rio para saber das opções que tenho de transporte.
Segurança
O Nepal é considerado um dos destinos moderados, segundo o Global peace index 2018.
Ele está na posição de número 84 enquanto o Brasil na posição 106 , a Argentina 66 e o Chile 28.
As taxas de criminalidade medianas, existe muita corrupção e produtos falsos.
Já fui para várias cidades e nunca presenciei nenhuma situação perigosa. A sensação de segurança é razoável.
O que se tem que ter cuidado é com as compras de produtos e serviços, que a grande maioria são falsas e também com os pequenos golpes, dinheiro falso etc..
Recomendações para Todos:
- Mantenha sempre seus objetos pessoais sob sua supervisão e cuidado.
- Não deixe objetos de valor à vista de um veículo estacionado
- Leve uma cópia do passaporte, deixe o original seguro no hotel.
- Circule com o dinheiro necessário para o dia, evitando grande quantidade.
Posição dos países:
Baixe o arquivo do global peace index.
Documentos e Vacina
Passaporte.
Em qualquer viagem internacional o passaporte é o documento mais importante e em regra geral ele deve ter no mínimo 6 meses de validade da data que você for entrar no país.
Em casos mais extremos pode-se barrar sua entrada se a validade do passaporte for menor que 6 meses.
Visto.
Para tirar o visto para ao Nepal temos duas opções:
1 – Através da Embaixada do Nepal em Brasília
Os seguintes documentos devem ser enviados junto com a aplicação do visto para a embaixada do Nepal em Brasília:
- Passaporte original válido por no mínimo seis meses. (com pelo menos uma página em branco).
- Um formulário de solicitação de visto impresso devidamente preenchido com a indicação do tipo de visto requerido. (Depois da submissão final da solicitação de visto online).
- Uma foto tamanho 3×4 cm para cada solicitante, incluindo crianças e bebês, se for o caso.
- Caso não possa estar presente, o solicitante ou seu representante autorizado enviará correspondência para a Embaixada com envelope auto-endereçado e com selo para retorno do passaporte. No caso de urgência para retorno do passaporte, a taxa de correio expressa será necessária.
- O recibo original do pagamento da taxa do visto ou taxa do visto mencionada no formulário para o visto.
A Embaixada não será responsável por qualquer dano ou perda do passaporte ou documentos postados e a não entrega do mesmo devido a erros no endereço ou custo de postagem insuficiente.
2) Visto Na Chegada:
Eu tirei o visto na chegada e foi bem simples, só ficar na fila, apresentar os documentos e receber o visto.
O visto de turista também poderá ser obtido na chegada do Aeroporto Internacional de Tribhuvan em Katmandu e em seus pontos de entrada designados no Nepal. Contudo, os seguintes casos são gentilmente aconselhados a contactar a Embaixada do Nepal mais próxima antes de entrar no Nepal: a) Pessoa com documento de viagem de refugiados, e b) Cidadãos dos seguintes países: Afeganistão, Camarões, Etiópia, Gana, Iraque, Libéria, Nigéria, Palestina, Somália, Suazilândia,Síria e Zimbábue.
O custo do visto para o Nepal depende da duração da estadia e do tipo de visto solicitado.
A seguir estão os valores para os vistos de turismo:
- Visto de Turismo para 15 dias: US$ 30
- Visto de Turismo para 30 dias: US$ 50
- Visto de Turismo para 90 dias: US$ 125
Veja aqui em detalhes todas as opções e documentação para o visto, direto da embaixada do Nepal em Brasília.
PERMISSÕES PARA O TREKKING.
Quem vai ao Nepal irá fazer algum trekking então tem que ter as permissões para isto
1 -Adquirir o TIMS card no Tourist Service Center, Bhrikutimandap, Kathmandu ao custo de US$ 20,00.
2 – Obter a permissão para cada trekking que for fazer. Para o acampamento base do Everest custa US $30,00.
Sem o TIMS card e o permissão você não poderá fazer o trekking.
É necessário pagar a taxa, cópia do passaporte e uma foto do tamanho da do passaporte para obter o cartão TIMS.
Vacinas.
Não existem vacinas obrigatórias para entrar no Nepal. Sempre é bom ter febre amarela. Se tomar a vacina não esqueça de pedir a carteira de vacinação internacional.
Brasileiros veja aqui no Portal Anvisa como obter.
Planejando sua viagem?
Veja aqui dicas e ferramentas para tornar sua jornada mais prazerosa.
Se ainda tiver dúvida.
Verifique a área de blog, com as matérias que irão lhe ajudar na sua viagem como:
17 experiências transformadoras em sua vida de viajante
Reserve seu voo.
Encontrar passagens aérea baratas pode ser difícil e estressante, mas com as dicas do Blog e usando o Skyscanner ou o Momondo a tarefa pode ser até prazerosa.
Hoje são as ferramentas mais completas do mercado. Em minha experiência tenho visto que mesmo usando outras os dois acabam tendo os melhores preços.
Reserve sua acomodação.
Com a definição é hora de escolher sua acomodação. Para aqueles que irão utilizar Hostel uma ótima ferramenta é o Hostelwold.
Se quiser além dos hostels, outras opções use o Booking.com.
Tenho usado os dois com muita frequência e sempre encontro os melhores preços.
Seguro viagem.
Seguro é aquilo que nunca queremos usar, mas é traumático se precisarmos e não ter.
Ele irá cobrir os custos de qualquer eventualidade de doenças, lesões, roubo e/ou cancelamentos de passagens, hotéis etc. É extremamente importante ter e não usar, do que não ter e precisar.
Tenho usado o WorldNomads, que sempre tem o seguro com a cobertura que os viajantes precisam, além de ter cobertura no mundo inteiro.