Sustentabilidade: O que você precisa saber para garantir o seu futuro.

hands and tree

Sustentabilidade: O que você precisa saber para garantir o seu futuro.

Sustentabilidade é a chave para podermos viver mais e melhor, além de garantir que nossos filhos, netos e seus descendentes possam também viver neste mundo. Existem muitas  polêmicas ao redor deste assunto, contudo é inegável que alguma coisa tem que ser feita. Do jeito como as coisas estão não podem ficar.

Sustentabilidade é uma palavra que ouvimos todos os dias, contudo a maior parte de nós não prestamos atenção ou não entendemos o que realmente significa.

Vejo muitas pessoas e empresas dizendo que são sustentáveis simplesmente por estar na moda. Porém ao verificar descobre-se que é apenas o que ficou conhecido como “green marketing”.

Dizem que têm uma responsabilidade social  e que faz ações para ter um desenvolvimento sustentável, mas na realidade só faz o superficial, sem alterar realmente seus processos.

Para ser realmente sustentável é necessário viver e agir segundo alguns princípios e para isso precisamos entender:

  1. O que é sustentabilidade?
  2. Será que a sustentabilidade realmente existe?
  3. Qual a importância da sustentabilidade para cada um e para a sociedade?
  4. Por que a sociedade não enxerga o problema e toma as decisões para evitar?
  5. As consequências de não ser sustentável no curto e longo prazo.
  6. Onde estamos hoje?
  7. Qual a solução?
  8. Como será resolvido?

1 – Então qual o conceito de sustentabilidade?

Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (Joanesburgo, África do Sul – 2002) consolidou a definição de sustentabilidade como:

“O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades”


O desenvolvimento sustentável está apoiada em três pilares:

  • Desenvolvimento Econômico: Desenvolver novos hábitos de consumo e produzir produtos e serviços que preservem os recursos do planeta.
  • Desenvolvimento Social: Garantir o acesso a todas as pessoas aos níveis básico em saúde, educação, habitação, alimentação e bem-estar social.
  • Proteção ambiental: Mudar hábitos comportamentais que levarão a proteção do meio ambiente como, reciclagem, diminuição dos desperdícios, utilizar produtos e serviços menos poluentes e energia renováveis.

Com este tripé, o objetivo do desenvolvimento sustentável é garantir que as necessidades da sociedade atual e futura sejam atendidas.

2 – Será que a sustentabilidade realmente existe?

Essa é uma pergunta fundamental. Tem muitas pessoas dizendo que sim e muitas outras dizendo que não.

O noticiário tem informações que defende os dois lados e dependendo de quem fala é mais ou menos importante.

Para mim ela realmente existe e pode ser alcançada.

Como saber onde a verdade está?

Não podemos ver o futuro, mas podemos saber o que aconteceu no passado. Nossa história está repleta de civilizações que prosperaram e depois desapareceram.

Os fatores que levaram ao declínio são diversos, porém alguns são diretamente ligados a não sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Muitos não preservaram o meio ambiente e não tinham um consumo consciente.

Temos muitos exemplos como os Mayas, Os Rapanuis, Khermer (Angkor Wat) e muitos outros.
Onde suas ações levaram a mudanças no meio ambiente que foi a causa principal de sua ruína.

Só para ficar com a história dos Mayas.

O estudo da Academia Nacional de Ciências, da Universidade Estadual do Arizona concluiu que no auge da civilização Maya, por volta de 900 d.c. houve uma redução drástica no volume de chuvas da região onde viviam, a península de Yucatan, no México.

O principal motivo foi o grande desmatamento causado, pois os Maias queimavam e derrubavam as florestas para a agricultura. (Hummm já ouvi esta história em algum lugar).

Eles também utilizavam grandes quantidades de madeira para cozinhar o pasta de cal para suas construções. Especialistas estimam que seriam necessárias 20 árvores para produzir um metro quadrado de paisagem urbana. Maiores detalhes do estudo no Smithsonian.

Toda a nossa história está repleta de conflitos e guerras que tem o principal motivador a conquista de recursos (territorial e/ou econômico). Devido ao consumismo os povos invadem outros a procura de um meio ambiente com mais recursos.

3 – Qual a importância da sustentabilidade para cada um e a sociedade?

O fato de estarmos utilizando mais recursos que o planeta pode repor irá comprometer nossa sobrevivência.

Segundo estudos do Global Footprint Network (GFN), com dados desde 1969, hoje gastamos cerca de 70% dos recursos a mais do que a natureza tem condição de repor. Neste ritmo em um futuro não muito distante nosso planeta não poderá mais sustentar a vida.

Vemos sinais deste caminho todos os dias como:

  • Falta de água nas cidades.
  • Desmatamento da Amazônia.
  • Poluição dos rios e cidades.
  • Novas doenças devido ao estilo de vida , como obesidade, câncer, entre outros.
  • Aquecimento global etc.

Todo ser vivo tem como o principal objetivo a sua sobrevivência e de seus descendentes.
Nossas ações irão diretamente não só afetar nossa sobrevivência como também de nossos filhos e se pensarmos além de nós mesmo a sobrevivência de nosso planeta.

4 – Por que a sociedade não enxerga o problema e toma as decisões para evitar?
 

É uma resposta complexa e muito difícil, mas podemos colocar em dois pilares principais.

A – Conflito de Interesses de curto e longo prazo.

Existe um conflito entre os interesses de curto prazo das elites governantes e os interesses de longo prazo da sociedade como um todo, principalmente se essa elite conseguir se isolar das consequências de seus atos, porém a longo prazo irá causar a queda da sociedade.

EX: O desmatamento da Amazônia é principalmente causado pela busca incessante de aérea para a agricultura e pecuária. Todos podemos ver a devastação causada por estes atos, mas a elite dominante faz de tudo para continuar independente que isso irá levar ao colapso.

B – Mudar aquilo que é sua fonte do poder é extremamente difícil.

A sociedade cresce com base em ideias e fundamentos que ao longo do tempo cria o seu poderio. Inicialmente aquilo deixa ela mais e mais forte, com o passar do tempo é o motivo de sua própria ruína.

Simplificando vejamos uma empresa de petróleo, tudo que ela sabe fazer está relacionada ao petróleo e sabemos que além dos problemas que petróleo causa é um produto finito.

Os primeiros dirigentes e os atuais não irão estar aqui para sofrer as consequências ambientais dramáticas causadas por suas ações então, a maioria não se preocupa.

Os nortes americanos fundaram sua sociedade a base da liberdade e o sonho americano que é ter o melhor de tudo. Todos seus poderes vêm desta visão. Sem eles os Nortes Americanos não existiriam como são..

5a – E qual é a consequência disso a curto prazo?

As elites sempre podem se isolar das consequências, morando em condomínios arborizados e comprando todos os recursos necessários para ter uma vida tranquila.

Já mais de 90% da população terá falta de recursos básicos para suprir suas necessários além dos problemas de saúde em geral.

Vemos isso nos países africanos como Niger, Congo, Eritréia  e mesmo em regiões do Brasil, como o sertão nordestino..

5b – E qual é a consequência a longo prazo?

A elite continua acreditando que podem se isolar. Veja filmes como Elysium, onde a elite mora em uma estação espacial com todo o conforto e sem doenças e o resto do mundo mora na terra devastada, com doenças e sem nenhum recurso.

Mas o que é certo é que para a maioria as consequências serão catastróficas.

6 – E onde estamos hoje?

Mesmo que cada um de nós tenha nossas opiniões, acredito que sozinho no seu travesseiro, podemos ver as bombas relógios que estão por aí e mesmos os otimistas preveem que entre 20 ou 50 anos elas irão explodir.

  • Falta de água potável.
  • Desertificação do solo.
  • Mudanças climáticas.
  • Espécies invasoras.
  • População crescente.
  • Ambiente tóxicos. Posto de gasolina, fabricas, derramamento de petróleo, Chernobyl, Fukushima etc

7 – E qual é a solução?
 

Não existe apenas uma solução, pois se resolver um, dois ou três dos problemas os outros irão continuar e inviabilizar tudo, pois o ecossistema é interdependente.

Nosso caminho é insustentável, ou seja, não é possível manter este caminho por mais tempo, precisamos mudar ou não sobreviveremos.

A solução está fundamentada em dois pilares:

1 – Mudar nossos hábitos de consumo, para um modelo que retire menos recursos do que a natureza é capaz de repor.
2 – Trocar os modelos produção de produtos e serviços baseado em materiais não renováveis para os renováveis e não poluentes.

8 – E como isso será resolvido?

Quem tem menos de 50 anos, têm uma alta probabilidade de estar vivo para ver qual será a solução, já os mais velhos possivelmente não verão, porém seus filhos irão ver com certeza.

Só existe duas maneiras de se resolver.


1 – A maneira mais agradável:

Será através de ações tomadas por nossa iniciativa, que embora tenha um custo pessoal e social elevado, mas será em comum acordo minimizando os conflitos e disponibilizando os recursos básico para todos.

2 – A maneira desagradável:

O ambiente se tornará inóspito e terá conflitos, doenças, guerras, fomes e mortes devido a falta de recursos para sustentar a população.

Como você acredita que iremos vivenciar esta solução?

Deixe seus comentários.

The wander traveler

Eu sou José Carlos Costa, um aventureiro, que decidiu vagar pelo mundo na busca de conhecer pessoas, lugares e culturas.

Junte-se a mim nesta viagem de descoberta, onde irei compartilhar muitas fotos, acontecimentos e dicas para ajudar a você também a se aventurar por este mundo..

Compartilhe:

Outros assuntos que podem interessar.

Envie uma Mensagem

Planejando sua viagem?

Veja aqui dicas e ferramentas para tornar sua jornada mais prazerosa.

Se ainda tiver dúvida.

Verifique a área de blog, com as matérias que irão lhe ajudar na sua viagem como:

Reserve seu voo.

Encontrar passagens aérea baratas pode ser difícil e estressante, mas com as dicas do Blog e usando o Skyscanner ou o Momondo a tarefa pode ser até prazerosa.
Hoje são as ferramentas mais completas do mercado. Em minha experiência tenho visto que mesmo usando outras os dois acabam tendo os melhores preços.

Reserve sua acomodação.

Com a definição é hora de escolher sua acomodação. Para aqueles que irão utilizar Hostel uma ótima ferramenta é o Hostelwold

Se quiser além dos hostels, outras opções use o Booking.com.

Tenho usado os dois com muita frequência e sempre encontro os melhores preços.

Seguro viagem.

Seguro é aquilo que nunca queremos usar, mas é traumático se precisarmos e não ter.

Ele irá cobrir os custos de qualquer eventualidade de doenças, lesões, roubo e/ou cancelamentos de passagens, hotéis etc. É extremamente importante ter e não usar, do que não ter e precisar.

Tenho usado o WorldNomads, que sempre tem o seguro com a cobertura que os viajantes precisam, além de ter cobertura no mundo inteiro.

Menu de Conteúdo

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!

Copyright 2024 © All rights Reserved. The Wander Traveler

Deixe um comentário