Dolomitas - Alta via 1
Dia 6 - Do refúgio Nuvolau (2575 metros) ao refúgio Passo Staulanza (1766 metros)
Como não íamos pegar a trilha com ferrata que é super íngreme , fomos para a descida íngreme, mas tranquila até o refúgio Averau pegamos a trilha 464 (que é uma estrada) e na base da montanha saímos e pegamos a trilha 452 .
Seguimos na lateral da montanha, passando por baixo do refúgio Nuvolau.
A trilha cruza o passo rodoviário Giau (2.236 metros), cruzamos a estrada e pegamos a trilha 436 que segue ao redor da parte de trás do Monte Formin. São planícies gramadas e amplas que facilitam a caminhada.
A chuva nos pegou aqui e ficou muito forte subindo para o Forcella Giau (2.370 metros).
Chegando no passo a chuva parou e abriu um sol maravilhoso. Dali seguimos um descendente suave e tranquilo com pastos para ovelhas , iniciamos uma subida leve até a Forcella Ambrizolla (2.277 metros) continuamos uma subida suave até a forcella de col duro (2.302 m).
Na forcella de col duro pegamos a trilha 458 e continuamos a descer algumas vezes mais forte outras mais tranquilas até a Forcella Roam onde pegamos a trilha 467 até o refúgio Citta di Fiume (1.918 m).
Parada para um lanche rápido e seguimos em frente pela trilha 472 na lateral do maciço do monte Pelmo (3.168 m) até chegarmos ao refúgio Staulanza.
Dia 7 - Passo Staulanza (1766 metros) ao Sonino al Coldai (2132 metros)
Este seria um dos dias relativamente curtos, mas devido a falta de sinalização em pontos críticos erramos o caminho duas vezes.
Saímos pela estrada , trilha 568 e na bifurcação seguimos a direita e fomos para a Malga Fontana Freda onde comemos uns queijos e seguimos em frente até descobrir que estávamos errados.
Voltamos até a bifurcação e fomos para a esquerda, logo chegamos a Casera Vescova onde a trilha 561 sai a esquerda e sobe bem forte e depois tem um prado passando ao lado do refúgio Col dei Baldi.
Descemos pela estrada e mais uma vez chegamos em uma bifurcação e pegamos a esquerda que logo chegou ao teleférico para Palafavera o que percebemos que havíamos errado novamente.
A vantagem era que a volta era bem curta e pegamos o caminho certo.
Na Casera Piodo a trilha 556 sobe muito íngreme e ainda por cima estava chovendo o que dificultava o avanço, deixando um pouco perigoso, mas com um pouco de esforço e cuidado chegamos ao refúgio Sonino de Coldai.
Dia 8 - Descanso e subida a cume do Coldai (2403 metros)
Era um dia de descanso e fomos até o lago Coldai, apenas uns 30 minutos de trilha.
Eu voltei para o refúgio e os três foram para o Cume do Coldai.
Coisa rápida em 2 horas já estavam de volta.
Dia para apreciar a vista, comer bem e descansar.