Explorando o Parque Nacional Everglades: Principais Atrações Imperdíveis

Everglades National Park

O parque nacional Everglades é a maior região selvagem subtropical dos Estados Unidos.

Sendo o terceiro maior parque nacional, que está cheio de manguezais e pântanos. Também é famoso por sua vida selvagem, sendo o único lugar do mundo que se encontra crocodilos e jacarés no mesmo habitat, além de espécies únicas de pássaros, peixe-boi e a pantera da Flórida.

Um fato curioso é que o Everglades é um rio muito grande, que transporta água do Lago Okeechobee em direção ao Golfo do México. 

Olhando de fora, parece que é um pântano, no entanto, suas águas estão constantemente se movendo em direção ao Golfo a um ritmo incrivelmente lento

Por ficar perto de Miami, é possível um passeio de 1 dia. É um destino imperdível para os amantes da natureza, famílias que desejam explorar a natureza juntos e qualquer pessoa com senso de aventura.

Contudo, devido a sua grande extensão, um planejamento é necessário, para poder aproveitar bem sua aventura.

O parque tem duas principais entradas e 5 centro de visitantes.

Podemos dividir o parque nas regiões norte e sul.

Veja minha viagem ao Everglades

Parte Sul: Centro de Visitantes

A parte sul fica perto das cidades Homestead e Florida City e tem 3 centros de visitantes.

Para entrar no parque não é necessário parar no centro de visitantes, só se precisar de alguma orientação ou ir ao banheiro.

Porém, é necessário o ticket de entrada, que pode ser obtido online aqui.

A entrada principal fica logo após o centro de visitantes Ernest F. Coe. Endereço 40001 State Road 9336, Homestead, FL 33034.

Ernest F. Coe Visitor Center

O centro de visitantes está aberto 365 dias por ano. Oferece exibições educativas, filmes de orientação e folhetos informativos. Coleções especiais de artistas locais são frequentemente exibidas.

Também repelente de insetos pode ser adquiridos na livraria adjacente. A livraria está aberta todos os dias, das 9h30 às 16h30.

Horário de funcionamento do centro de visitantes.

9h00 – 17h00 (abril a meados de dezembro)

8h00 – 17h00 (meados de dezembro a março)

Contato por telefone

305-242-7700

Mais informações Everglades national park

Dentro do parque todas as atrações estão bem sinalizadas.

Royal Palm Visitor Center

 

Após passar pela entrada, vá em direção ao Royal Palm Visitor Center, que está a 6 km da entrada principal.

O Royal Palm é uma das áreas mais visitadas do Parque Nacional Everglades, possui muitas instalações convenientes, como banheiros e estacionamento.

Você pode estacionar seu carro e seguir em uma das trilhas naturais próximas ou parar para fazer um piquenique entre as atividades. O centro de visitantes também é muito bonito, um ótimo lugar para parar e observar pássaros e fazer uma caminhada. 

Sobretudo é um ótimo lugar para ver os Jacarés e muitos pássaros. Vale a pena fazer parte de várias saídas guiadas feitas pelos Rangers para avistar os pássaros.

Guy Bradley Visitor Center (Flamingo)

O Flamingo Visitor Center está a uns 60 km da entrada do parque, sendo bom se planejar para poder aproveitar o dia.

No caminho existem muitas trilhas curtas que podem mostrar um pouco do ambiente do Everglades, como Pinelands Trail, Pahayokee Overlook, Mahogany Hammock Trail.

Já mais próximo do centro de visitante tem West Lake Trail. Snake Bight Trail, Christian Point Trail, Eco Pond Trail, Guy Bradley Trail e Coastal Prairie Trail

A grande maioria são trilhas curtas com passarelas, devido ao terreno alagado.

já perto do centro de visitantes tem alguns acampamentos e de uma rampa pública para barcos, uma loja, uma marina e de trilhas para caminhadas e canoagem.

Também é um lugar perfeito para explorar os manguezais e a natureza do parque.

O Centro de Visitantes oferece muitos passeios guiados por guardas florestais, esta pode ser uma ótima maneira de aprender sobre a área do Everglades.

Principais atrações perto do centro de visitantes Royal Palm

1. Anhinga Trail

Esta trilha curta, tem apenas 1,2 km de extensão, é uma das trilhas mais populares e acessíveis dentro do parque, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de experimentar a vida selvagem e a beleza natural dos Everglades. 

O início está a poucos metros do centro de visitante Royal palm é uma passarela de madeira elevada que serpenteia através dos pântanos e vegetação densa típica dos Everglades

Contudo, é um ótimo lugar para avistar uma grande variedade de pássaros aquáticos, como garças, íbis e águias-pescadoras, Anhinga, além de jacarés, tartarugas e uma variedade de peixes

Devido ser curta e em passarela, a torna ideal para visitantes de todas as idades e níveis de habilidade.

Além da observação da vida selvagem, a trilha Anhinga oferece vistas deslumbrantes dos pântanos abertos e da vegetação exuberante dos Everglades.

O ambiente tranquilo e sereno proporciona uma experiência relaxante e educativa para os visitantes.

2. Gumbo Limbo Trail

Esta trilha, super curta ( 600 metros) pavimentada e autoguiada serpenteia por uma pequena floresta, de árvores, gumbo limbo (Bursera simaruba), palmeiras-reais (Roystonea elata), samambaias e plantas aéreas.

3. HM69 Nike Missile Base

No caminho de saída vale a pena um desvio para visitar a base de míssil.

O Parque Nacional Everglades abriga uma das relíquias mais bem preservadas da Guerra Fria na Flórida, um local histórico de mísseis Nike Hercules chamado “Alpha Battery” ou “HM69”.

Veja minha viagem ao Everglades

Principais atrações perto do centro de visitantes Flamingo

4 . Coastal Prairie Trail

A Coastal Praine trail é uma caminhada de 12 KM por uma antiga “estrada” que já foi usada por colhedores de algodão e pescadores. Pradarias abertas de suculentas plantas costeiras pontilhadas por botões sombreados cercam você enquanto viaja em direção à costa da Baía da Flórida. 

Ela começa na parte de trás do Loop “C” do Flamingo Campground e termina no Clubhouse Beach, é necessária uma licença para acampar.

Como é uma trilha no pântano, tem muito barro e lugares alagados, porém durante a estação seca pode ficar mais seco, então é importante verificar com os Rangers a situação da trilha, levar água e comida para ida e volta, pois não existe nada no percurso.

5 . Backcountry Boat Tour

Este tour é imperdível, com passeio pelo Canal Buttonwood através de Coot Bay e Tarpon Creek até Whitewater Bay , com um guia mostrando a vida vegetal e animal única encontrada no parque, além de descrever a rica história do Parque Nacional Flamingo Everglades.

Parte Norte: Centro de Visitantes

A parte norte está ao longo da estrada 41, conhecida como Tamiami trail

A entrada mais importante é Shark Valley Visitor Center.

Shark Valley Visitor Center.

A entrada só é permitida durante o funcionamento do centro de visitantes.

36000 SW 8th Street

Miami, Florida 33194

Horário de funcionamento (todos os dias)

Centro de Visitantes: 9h00 – 17h00

Passeios de TRAM Shark Valley: 8h30 – 18h

Portão e estacionamento: 8h30 – 18h00

O Shark Valley Visitor Center oferece exibições educativas, um vídeo do parque e folhetos informativos.

Livros, cartões postais e outros souvenirs estão disponíveis na loja de presentes da Florida National Parks Association.

Banheiros (acessíveis) e bebedouro com posto de recarga de garrafas de água na marca de 11 quilômetros ao lado da torre.

Gulf Coast Visitor Center (Everglades City)

815 Oyster Bar Lane

Everglades City, Florida 34139

(239) 232-0057

Horários de funcionamento

O edifício do Centro de Visitantes da Costa do Golfo está aberto diariamente das 9h00 às 17h00. Os passeios de canoas/caiaques e o estacionamento estão abertos, porém, os serviços são limitados.

A área de acesso do Gulf Coast Visitor Center serve como porta de entrada para explorar as Ten Thousand Islands.

Principais atrações perto do centro de visitantes Shark Valley

6. Shark Valley Tram Tours

Este passeio de “treizinho” é uma das principais atrações do parque e oferece aos visitantes uma visão detalhada e bem confortável da paisagem diversificada e da vida selvagem.

O passeio é feito em uma estrada pavimentada de 24 quilômetros, onde se pode avistar a vida selvagem.

A torre de observação Shark Valley tem uma visão panorâmica dos arredores do parque.

Dicas para aproveitar o Tram tour

  • Traga bastante água, proteção solar e lanches (lanches limitados disponíveis para compra na Shark Valley Tram Tours).
  • Planeje caminhar, andar de bicicleta ou fazer um passeio de bonde durante sua visita; veículos não são permitidos na trilha.
  • Fique a 3 metros de distância de todos os animais selvagens e não assedie, toque ou alimente nenhum animal selvagem; é ilegal.
  • Planeje chegar cedo ou espere em longas filas durante a alta temporada (novembro a abril).
  • Traga sua própria bicicleta ou alugue uma bicicleta na Shark Valley Tram Tours.
  • Pare para pegar o bonde ou veículos do governo enquanto anda de bicicleta.
  • Capacetes são obrigatórios para menores de 16 anos.
  • Esteja preparado para as condições climáticas. A sombra é muito limitada ao longo da trilha de bonde/bicicleta e uma fonte de água na torre de observação (10 km ao sul do estacionamento).

Nesta entrada do parque everglades, basicamente se faz o tram tour, que se pode fazer andando, de bicicleta ou o mais usado é o tram tours (veículo parecido com um trenzinho)

O ticket pode ser comprado aqui, ou ao lado do centro de visitante.

É aconselhável reservar antes, principalmente nos meses mais cheios.

7. Aerobarco

Outro passeio imperdível é o aerobarco, porém ele não faz parte do parque nacional everglades e sim de empresas ao longo da rodovia 41 ou em Everglades city.

Perto do Shark valley visitor center tem 3 empresas

TigerTail tour.

Everglades Safari.

Buffalo Tiger.

O passeio tem várias opções de tempo e valores. 

Durante o passeio de aerobarco, os visitantes são levados em uma embarcação especial equipada com uma hélice movida por um motor potente. Esses barcos deslizam suavemente sobre a água rasa e pelos densos manguezais, proporcionando uma maneira emocionante de explorar a região.

Normalmente um guia compartilha informações sobre a vida selvagem e a ecologia do ambiente. 

Enquanto isso pode-se avistar jacarés, tartarugas e aves tropicais, dependendo da época do ano e das condições.

Principais atrações perto do centro de visitantes Gulf Coast

8. Ten Thousands Islands

Ten Thousands Islands é um labirinto de ilhas e canais que se estendem até Flamingo e Florida Bay, acessíveis apenas por barco.

O barco de 49 passageiros, com guias treinados e acompanhado ocasionalmente por Park Rangers.

Visita recursos naturais e culturais das Ten Thousands Islands, além de marcos históricos ao longo do Rio Barron. 

A excursão de duas horas começa a três quilômetros ao norte do Centro de Visitantes da Costa do Golfo, às 10h, 12H30 e 15h. 

O Centro de Visitantes original da Costa do Golfo foi destruído pelo furacão Irma em setembro de 2017. A estação foi destruída pelo furacão Ian em 2022. Os serviços aos visitantes são limitados.

Melhor época para visitar Everglades National park

Na região do Everglades temos duas estações distintas: estação seca e estação chuvosa. 

A estação seca vai de dezembro a abril e é caracterizada por pouca chuva e temperaturas amenas. 

Contudo, é a alta temporada e mais popular e como isso muito mais visitantes.

Visitei em março e tive um clima muito agradável, mas como sempre cheguei bem cedo, para evitar a multidão.

E com isso poder encontrar momentos para apreciar a paisagem.

A estação chuvosa ocorre de maio a novembro, quando Everglades recebe muita chuva e temperaturas muito altas. As máximas médias estão na casa dos 30°C e a umidade pode ser superior a 90%. 

As temperaturas e condições desfavoráveis fazem com que haja menos aglomerações e limitação ou indisponibilidade de algumas visitas guiadas.

Para quem gosta de apreciar e fotografar a vida selvagem, abril ou maio são as melhores épocas para visitar. 

Esta é a época de acasalamento dos crocodilos, então eles estarão mais ativos e visíveis.

  1. Inverno (Dezembro a Fevereiro):

    • Esta é considerada a melhor época para visitar os Everglades. O clima é mais ameno e seco, o que torna as atividades ao ar livre mais confortáveis.
    • É a estação ideal para observação de pássaros, já que muitas espécies migratórias estão presentes.
  2. Primavera (Março a Maio):

    • Durante a primavera, o clima ainda é agradável, mas pode começar a ficar mais quente e úmido.
    • É uma boa época para observar a vida selvagem e as flores em flor.
  3. Verão (Junho a Agosto):

    • O verão é a estação mais quente e úmida no Everglades. As temperaturas podem ser altas e as chuvas frequentes.
    • Apesar do calor intenso, ainda é possível desfrutar de atividades como passeios de barco e caminhadas pela manhã ou à tarde.
  4. Outono (Setembro a Novembro):

    • O outono marca o início da estação seca, com temperaturas mais amenas e menos chuvas.
    • É uma ótima época para visitar se você quiser evitar multidões e ainda desfrutar de condições climáticas favoráveis.

Como chegar e se locomover no Everglades.

O Parque Nacional Everglades é enorme e tem três entradas separadas por muitos kilometos. 

Devido às estas distâncias e serem áreas remotas, algumas áreas do parque não possuem cobertura de celular.

E desta forma a maneira de se chegar e se locomover é de carro.
Tem poucas opções de transporte publico, Uber ou táxi, mas devido à dificuldade de coordenar principalmente na parte sul, a única maneira de realmente de aproveitar o melhor do parque é alugando um carro.

A grande maioria dos visitantes estão vindo de Miami.

Então a melhor opção é a entrada do Shark Valley Visitor Center que fica a cerca de 64 quilômetros a oeste do centro de Miami. 

A entrada sul do parque fica a cerca de 80 quilômetros ao sul do centro de Miami, em Homestead.

Onde se hospedar para visitar o parque.

A grande maioria das pessoas vem de Miami e geralmente para visita de 1 dia.

Porém, se tiver mais dias, o ideal é se hospedar em Florida City ou Homested para visitar a parte sul.

Para visitar a parte norte Shark Valley, vale passar uma noite em Everglades city que esta a poucos kilometros da terceira entrada Gulf Coast visitor center.

Quanto Custa?

3 estilos e seus custos

    •       Mochileiro:
      Hospedado em albergues (hostel) utilizando dormitório compartilhado, fazendo sua comida e/ou restaurantes locais e baratos.

    Gasto diário de: de US$ 100,00 a 150,00 por dia

    •       Intermediário:
      Hospedado em albergues/ hotéis econômicos em quartos privados, fazer as refeições em restaurante médio, ir nas principais atrações pagas, usar alguns táxis e Uber.

    Diária de: US$ 200,00 a 350,00 USD por dia.

    •       Luxuoso:
      Hospedado nos melhores hotéis, ir em todas as atrações, contratar pacotes mais sofisticados como uso de helicóptero, etc.

    Gasto diário de: US$ 400,00 e acima por dia

The wander traveler

Eu sou José Carlos Costa, um aventureiro, que decidiu vagar pelo mundo na busca de conhecer pessoas, lugares e culturas.

Junte-se a mim nesta viagem de descoberta, onde irei compartilhar muitas fotos, acontecimentos e dicas para ajudar a você também a se aventurar por este mundo..

Compartilhe:

Outros assuntos que podem interessar.

Envie uma Mensagem

Planejando sua viagem?

Veja aqui dicas e ferramentas para tornar sua jornada mais prazerosa.

Se ainda tiver dúvida.

Verifique a área de blog, com as matérias que irão lhe ajudar na sua viagem como:

Reserve seu voo.

Encontrar passagens aérea baratas pode ser difícil e estressante, mas com as dicas do Blog e usando o Skyscanner ou o Momondo a tarefa pode ser até prazerosa.
Hoje são as ferramentas mais completas do mercado. Em minha experiência tenho visto que mesmo usando outras os dois acabam tendo os melhores preços.

Reserve sua acomodação.

Com a definição é hora de escolher sua acomodação. Para aqueles que irão utilizar Hostel uma ótima ferramenta é o Hostelwold

Se quiser além dos hostels, outras opções use o Booking.com.

Tenho usado os dois com muita frequência e sempre encontro os melhores preços.

Seguro viagem.

Seguro é aquilo que nunca queremos usar, mas é traumático se precisarmos e não ter.

Ele irá cobrir os custos de qualquer eventualidade de doenças, lesões, roubo e/ou cancelamentos de passagens, hotéis etc. É extremamente importante ter e não usar, do que não ter e precisar.

Tenho usado o WorldNomads, que sempre tem o seguro com a cobertura que os viajantes precisam, além de ter cobertura no mundo inteiro.

Menu de Conteúdo

RECEBA MINHAS MELHORES DICAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL!

Copyright 2025 © All rights Reserved. The Wander Traveler

Deixe um comentário